Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.
É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.
Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.
Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.
Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.
Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.
Como ler este guia
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).
REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.
Carros até R$ 100.000
1º – Hyundai HB20 1.0 Comfort • R$ 95.790 •

Neste preço, o que a versão de entrada do Hyundai HB20 pode entregar a mais são os seis airbags de série, acendimento automático dos faróis, central multimídia, piloto automático e vidros elétricos apenas nas portas dianteiras. A versão acima, Limited (R$ 99.990), pode interessar por ter vidros elétricos nas quatro portas, chave presencial, sensores traseiros e rodas de liga leve. Ainda será, no entanto, um carro com motor 1.0 de 80 cv, mas que garante ao HB20 um desempenho acima da média entre os carros de entrada. O preço do farol esquerdo destoa dos outros valores, mas o HB20 tem as revisões mais baratas entre os carros a combustão neste Melhor Compra.
Bolsa de valores | Peças | Revisões |
Desvalorização -7,2% Seguro R$ 1.305 Rede 214 Equipamentos ESP, AB2, MUL, AB6, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.524 Pastilhas de freio R$ 590 Kit de embreagem R$ 879 Farol esquerdo R$ 2.824 Para-choque dianteiro R$ 475 Retrovisor esquerdo R$ 578 Total R$ 6.870 |
10.000 km R$ 318 20.000 km R$ 645 30.000 km R$ 639 40.000 km R$ 916 50.000 km R$ 603 60.000 km R$ 823 Total R$ 3.944 |
2º – Volkswagen Polo 1.0 Track • R$ 95.790 •

Queridinho das locadoras e dos motoristas de aplicativo, o Polo Track resiste muito bem às más condições das vias brasileiras e é um carro bom de dirigir, ainda que um pouco lento. Seus custos de propriedade ainda estão abaixo da média. A questão é que ele entrega poucos equipamentos pelo mesmo preço de um HB20 Comfort.
Bolsa de valores | Peças | Revisões |
Desvalorização -4,6% Seguro R$ 1.350 Rede 545 Equipamentos ESP, AB4 |
Amortecedores dianteiros R$ 1.301 Pastilhas de freio R$ 522 Kit de embreagem R$ 755 Farol esquerdo R$ 1.047 Para-choque dianteiro R$ 754 Retrovisor esquerdo R$ 566 Total R$ 4.945 |
10.000 km R$ 703 20.000 km R$ 797 30.000 km R$ 697 40.000 km R$ 1.068 50.000 km R$ 697 60.000 km R$ 799 Total R$ 4.761 |
3º – Peugeot 208 1.0 Style • R$ 103.990 •

Único carro 1.0 aspirado (tem 75 cv) com teto solar do Brasil, o Peugeot 208 Style ainda tem faróis full-led (caríssimos, por sinal), rodas de liga leve aro 16, vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré. Custa mais barato que HB20 e Polo. Mas a economia será deixada nas concessionárias em revisões e peças de reposição caras.
Bolsa de valores | Peças | Revisões |
Desvalorização -1,8% Seguro R$ 1.560 Rede 118 Equipamentos ESP, MUL, AB4, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.681 Pastilhas de freio R$ 630 Kit de embreagem R$ 1.403 Farol esquerdo R$ 6.844 Para-choque dianteiro R$ 4.243 Retrovisor esquerdo R$ 781 Total R$ 15.582 |
10.000 km R$ 596 20.000 km R$ 1.283 30.000 km R$ 596 40.000 km R$ 1.898 50.000 km R$ 596 60.000 km R$ 1.556 Total R$ 6.525 |