By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ozempic pode causar osteoporose? Entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ozempic pode causar osteoporose? Entenda 
outros

Ozempic pode causar osteoporose? Entenda 

Última atualização: 31 de janeiro de 2025 17:03
Published 31 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Recentemente, cantora americana viralizou ao contar que desenvolveu perda óssea após fazer tratamento com o medicamento
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ozempic pode causar osteoporose? Entenda no site CNN Brasil.  Saúde, Emagrecimento, Osteoporose, Ozempic CNN Brasil

Contents
Leia MaisSaiba quais são os riscos e benefícios do Ozempic e Wegovy, segundo estudoAlém do IMC: especialistas propõem nova forma de diagnosticar obesidadeOzempic pode dobrar risco de doença ocular rara, sugerem novos estudosOzempic: quando o medicamento é indicado?O que a Novo Nordisk diz?

A cantora americana Avery publicou um vídeo em seu perfil no Instagram falando que desenvolveu osteoporose após usar Ozempic por um ano. Na publicação, a artista chora e faz um alerta: “Por favor, tomem cuidado com Ozempic se vocês não são pessoas que precisam tomar. É destinado a tratar diabetes e obesidade”.

O vídeo chamou a atenção por se tratar de uma pessoa jovem com osteoporose, uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, comum a partir dos 40 anos.

De acordo com Andressa Heimbecher, médica endocrinologista e professora do Ambulatório de Obesidade da Santa Casa de São Paulo, o Ozempic não causa, diretamente, osteoporose. Porém, a perda de peso pode levar à perda de massa óssea, o que pode desencadear a doença.

Leia Mais

  • Saiba quais são os riscos e benefícios do Ozempic e Wegovy, segundo estudo

    Saiba quais são os riscos e benefícios do Ozempic e Wegovy, segundo estudo

  • Além do IMC: especialistas propõem nova forma de diagnosticar obesidade

    Além do IMC: especialistas propõem nova forma de diagnosticar obesidade

  • Ozempic pode dobrar risco de doença ocular rara, sugerem novos estudos

    Ozempic pode dobrar risco de doença ocular rara, sugerem novos estudos

“O nosso esqueleto responde à quantidade de peso que temos. Então, se uma pessoa pesa 150 quilos, por exemplo, o esqueleto dela está habituado a carregar 150 quilos. Se ela, por exemplo, faz uma cirurgia bariátrica e pede 80 quilos, o osso vai se adaptar ao novo peso”, explica a especialista à CNN. “Então, não há uma relação direta com o Ozempic. Na verdade, qualquer perda de peso pode levar à perda de massa óssea”, completa.

Por isso, é fundamental que o tratamento feito com Ozempic ou outros medicamentos que levam à perda de peso seja feito com indicação e acompanhamento médico.

“Se a pessoa usou o medicamento e está vomitando, não está comendo proteína, se pula refeição e tem uma qualidade alimentar muito ruim, ela não absorve os nutrientes necessários para poder manter as funções do organismo, entre elas construir osso. Sem indicação médica, só agrava a situação”, afirma.

Além do acompanhamento médico, é preciso que o tratamento seja individualizado e que outras mudanças de estilo de vida sejam associadas ao uso de medicamento para emagrecer. É o caso da prática de exercícios físicos, principalmente de impacto, como caminhada e corrida, para prevenir a osteoporose, segundo Heimbecher.

“Especificamente para preservação de massa muscular, indicamos a musculação ou uma atividade física que tenha resistência, como pilates ou funcional. Além disso, a perda de peso tem que ser lenta e sem muito efeito adverso, como náusea, vômito e diarreia, e é preciso repor vitamina D nos níveis adequados e seguros e fazer a ingestão de cálcio”, orienta a endocrinologista.

Entre as fontes de cálcio estão alimentos como leite, couve, brócolis e outros vegetais verdes-escuros.

Ozempic: quando o medicamento é indicado?

O Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, seu uso se popularizou para o emagrecimento por levar, também, à perda de peso. Isso acontece devido à ação da semaglutida, um componente análogo do hormônio GLP-1.

Essa substância atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia. Por isso, ela é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2. No caso do emagrecimento, a molécula ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Além disso, o análogo do GLP-1 também atua no sistema nervoso central, nas vias de regulação do apetite.

O que a Novo Nordisk diz?

Em comunicado enviado à CNN, a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, explica que pacientes com déficits nutricionais ou dietas inadequadas podem estar sujeitos à redução da densidade mineral óssea.

“Qualquer pessoa que passe por perda de peso significativa — seja por meio de dieta, uso de medicamentos, cirurgias ou até doenças, como o câncer —, sem a ingestão adequada de nutrientes essenciais, pode desenvolver uma queda na densidade óssea. A companhia reforça que qualquer tratamento médico deve ser realizado apenas sob orientação de um médico e não endossa o uso off-label de seus medicamentos, ou seja, em desacordo com a bula”, afirma a farmacêutica.

Na nota, a empresa acrescenta que, em estudo, eventos como quedas, lesões ósseas e articulares não foram comuns durante o desenvolvimento do Ozempic. Nos estudos clínicos de fase 3, a incidência de eventos relacionados a lesões ósseas e articulares foi baixa e comparável aos grupos de controle, reforçando que não houve um aumento significativo de risco associado diretamente ao uso do medicamento.

Em relação ao Wegovy, medicamento à base de semaglutida indicado para o tratamento de obesidade, no estudo de desfechos cardiovasculares, ocorreu uma incidência maior de fraturas do quadril e pelve em idosos: 2,4% nos pacientes tratados com semaglutida 2,4 mg em comparação com 0,6% no grupo placebo. Da mesma forma, houve uma maior incidência de fraturas do quadril e da pelve em pacientes do sexo feminino: 1,0% versus 0,2% tratadas com semaglutida 2,4 mg em comparação com placebo.

Apesar das evidências limitadas que sustentam uma relação causal, em acordo com a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, foi tomada a decisão de incluir esta informação na United States Prescribing Information – Informação de Prescrição dos Estados Unidos (USPI) do Wegovy.

“A segurança dos pacientes é uma prioridade máxima para a Novo Nordisk, que leva a sério todos os relatos sobre eventos adversos relacionados ao uso de seus medicamentos. A semaglutida 2,4 mg foi extensivamente examinada em programas robustos de desenvolvimento clínico e tem, cumulativamente, mais de 200 mil paciente-ano de exposição”, afirma.

Ozempic: veja 10 dúvidas respondidas por especialista

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ozempic pode causar osteoporose? Entenda no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

A despedida comovente de Daniela Mercury a Preta Gil: ‘Falar dela no passado me causa uma dor imensa’

Clubes lamentam morte de Preta Gil: “Momento de dor e saudade” 

Gilberto e Flora Gil falam da morte de Preta: “cuidando da sua repatriação”; leia a íntegra

Leila Pereira projeta temporada do Palmeiras: “Quero voltar pro Mundial” 

Autoridades baianas lamentam falecimento de Preta Gil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

STF tem maioria por manter indulto natalino para até 5 anos de pena 

21 de fevereiro de 2025
Equipe de Musk pode acessar dados confidenciais por ora, decide corte 
Lagarde: investidores estrangeiros estão confiantes em relação à Europa 
Trump nomeia comissário de Miami-Dade como embaixador no Panamá 
WhatsApp deixará de funcionar em iPhones antigos a partir de segunda (5) 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?