By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Paciente sobrevive 48 horas sem pulmões nos Estados Unidos; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Paciente sobrevive 48 horas sem pulmões nos Estados Unidos; entenda 
outros

Paciente sobrevive 48 horas sem pulmões nos Estados Unidos; entenda 

Última atualização: 31 de janeiro de 2026 09:31
Published 31 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Caso inédito foi descrito por cirurgiões dos Estados Unidos em artigo publicado na quinta-feira (29)  Saúde, pulmões, transplante CNN Brasil

Contents
Leia MaisVírus Nipah: tudo o que já se sabe sobre o vírus mortalHipertensão é uma principais causas de emergências, diz médico a KalilNovas estratégias potencializam eficácia da terapia CAR-NK contra o câncerCirurgia de pulmão artificial

Cirurgiões da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiram fazer um ser humano permanecer vivo por mais de 48 horas sem os pulmões.

O feito envolveu um paciente de 33 anos que teve os órgãos removidos diante de uma infecção fulminante. Ele só sobreviveu por meio de um sistema artificial desenvolvido para substituir, temporariamente, as funções pulmonares e estabilizar o coração – até a realização do transplante duplo.

Leia Mais

  • Vírus Nipah: tudo o que já se sabe sobre o vírus mortal

    Vírus Nipah: tudo o que já se sabe sobre o vírus mortal

  • Hipertensão é uma principais causas de emergências, diz médico a Kalil

    Hipertensão é uma principais causas de emergências, diz médico a Kalil

  • Novas estratégias potencializam eficácia da terapia CAR-NK contra o câncer

    Novas estratégias potencializam eficácia da terapia CAR-NK contra o câncer

 

Embora a ocorrência seja data de 2023, os profissionais compartilharam as observações do caso em um artigo publicado na última quinta-feira (29), na revista científica Med, do grupo Cell Press.

Segundo os especialistas, trata-se de um marco para pacientes com insuficiência pulmonar catastrófica, que até então eram considerados fora de qualquer possibilidade.

Morador do estado de Missouri e previamente saudável, o paciente foi transferido de avião para o hospital em oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), ou seja, suporte usando em situações em que os pulmões e o coração não conseguem mais manter a oxigenação necessária do corpo.

O quadro, que começou com uma gripe, evoluiu para pneumonia necrosante grave e sepse generalizada, mesmo com todas as terapias disponíveis.

A infecção bacteriana causada pela Pseudomonas aeruginosa, mostrou-se resistente a todos os antibióticos conhecidos, até mesmo aqueles considerados como últimos recursos. Diante disso, os pulmões começaram a liquefazer.

Depois, o homem entrou em choque séptico, teve falência renal e sofreu uma parada cardíaca logo após a admissão hospital, sendo reanimada com manobras especializadas.

“Ele desenvolveu uma infecção pulmonar que simplesmente não podia ser tratada com nenhum antibiótico, porque era resistente a tudo”, disse Ankit Bharat, chefe da cirurgia torácica da Northwestern Medicine, em comunicado compartilhado pela Universidade Northwestern.

“Essa infecção fez os pulmões se liquefazerem e depois continuou se espalhando pelo resto do corpo”, acrescentou.

Ainda de acordo com o artigo, em pacientes com síndrome de desconforto respiratório agudo (ARDS), a prática habitual é manter suporte intensivo e aguardar a recuperação pulmonar. Mas, em situações extremas, os pulmões deixam de ser apenas órgãos doentes e passam a atual como principal foco da inflamação e infecção, levando à falência progressiva de outros sistemas vitais.

Dessa maneira, o único método de sobrevivência era um transplante duplo. No entanto, o paciente estava instável para passar pela cirurgia. A equipe, então, decidiu realizar uma pneumonectomia bilateral – retirada completa dos dois pulmões – para eliminar o foco de infecção, mesmo ciente de que isso criaria um desafio fisiológico, uma vez que sem os órgãos, o coração perde o “amortecedor” natural da circulação pulmonar, o que pode levar ao colapso do ventrículo direito, queda abrupta da pressão arterial e parada circulatória em questão de minutos.

Cirurgia de pulmão artificial

Liderada por Bharat, a equipe desenvolveu o chamado Total Artificial Lung system (TAL), um sistema de pulmão artificial total, projetado para não apenas para oxigenar o sangue, mas reproduzir o papel dos pulmões na dinâmica circulatória do corpo humano.

O sistema aprimora a tecnologia da ECMO com duas inovações principais: um desvio adaptativo que controla a pressão sanguínea (evitando sobrecarga no coração) e caminhos duplos para oxigenação direta. Isso permite manter a circulação e o oxigênio estáveis, mesmo com a ausência total dos pulmões.

Para evitar que o coração se desloque e comprima vasos vitais após a remoção dos pulmões, os cirurgiões utilizaram suportes internos temporários (como expansores de soro fisiológico) e a reconstrução do pericárdio. Essas medidas mantêm o coração na posição correta até a realização do transplante.

A remoção dos pulmões infectados e a substituição pelo sistema TAL geraram uma melhora imediata na saúde do paciente, pois eliminaram o foco da infecção em apenas um dia.

Em poucas horas, o quadro de choque séptico regrediu: os níveis de lactato (indicador de estresse celular) normalizaram e a pressão arterial se estabilizou, permitindo a suspensão imediata dos medicamentos de suporte.

O paciente viveu 48 horas sem pulmões, mantido estável pelo suporte artificial. Após a chegada de órgãos compatíveis, o transplante foi um sucesso e, dois anos depois, ele vive de forma independente e com excelente saúde pulmonar.

Risco de câncer de pulmão pode diminuir após os 75 anos

 

You Might Also Like

Piloto que espancou adolescente é encaminhado à carceragem da PCDF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia cobra prefeitura sobre a instalação da ‘Passarela do Apartheid’

Homem é preso por perseguir ex-atriz da Globo famosa e enviar ameaças de morte a ela e à família

Presidente interina da Venezuela anuncia lei de anistia geral; saiba mais

SMS promove vacinação gratuita na estação Acesso Norte neste final de semana

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Hugo defende união de governo e oposição na revisão de gastos tributários 

26 de agosto de 2025
Cantora de K-pop Park Bom critica ex-agência: “Zombaram da minha aparência” 
Bahia lidera ranking de turismo em 2024, aponta levantamento
Bloqueio de passaporte: até onde vai o poder da execução trabalhista?
MST avalia “envio de reforços” à Venezuela após Maduro ser capturado
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?