Programa do Ministério da Saúde substitui o antigo “Mais especialistas”; ideia é diminuir filas de hospitais Política, Alexandre Padilha, Incor, Ministério da Saúde CNN Brasil
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou o início do programa “Agora tem mais especialistas” com o objetivo de aumentar o atendimento da saúde pública e reduzir o tempo das filas de espera do SUS.
O programa propõe uma forma de “permuta” com entidades privadas e filantrópicas que possuem dívidas com o governo federal em troca de serviços clínicos aos pacientes que são atendidos pelo sistema público.
Segundo números do próprio Ministério da Saúde, cerca de 3.500 instituições privadas de saúde estão em débito com a União.
Além do incentivo no setor privado, o governo traçou estratégias para garantir agilidade nas filas. Desta forma, os pacientes terão um “combo” de profissionais que poderão diagnosticar, tratar e reavaliar sem a necessidade de passar por diferentes instituições.
Uma outra opção colocada à mesa são as teleconsultas, medida que vem ganhando maior adesão depois da pandemia da covid-19.
O custeio dos serviços deverá ser cerca de duas vezes maior que a tabela SUS praticada em 2025, diminuindo uma das grandes queixas dos profissionais sobre a defasagem dos preços fixados.
Repasses ao Incor
Ainda na agenda cumprida em São Paulo, o ministro Padilha anunciou o repasse de R$ 12 milhões ao Incor, o instituto do coração do hospital das clínicas de São Paulo.
Junto ao Dr. Roberto Kalil Filho, o ministro afirmou que o montante será destinado para melhorias no hospital, principalmente para as cirurgias de cardiopatia congênita e, também, para a formação de novos especialistas com a construção de um novo centro especializado.