Ex-presidente será homenageado em evento no Panteão da Pátria, neste sábado (15); Congresso vai relembrar a data com celebrações na terça-feira (18), no Senado, e na quarta-feira (19), na Câmara
Este conteúdo foi originalmente publicado em País celebra 40 anos da redemocratização com eventos e homenagens a Sarney no site CNN Brasil. Política, José Sarney CNN Brasil
Os 40 anos da redemocratização no Brasil, celebrados neste sábado (15), serão tema de uma série de eventos ao longo da próxima semana. A data marca o dia em que o ex-presidente José Sarney assumiu o comando do Brasil, em 1985, após 21 anos de ditadura militar.
Nesta manhã, Sarney será homenageado em um evento da Fundação Astrojildo Pereira, vinculada ao partido Cidadania.
Segundo a organização, a celebração, que será realizada no Panteão da Pátria, na Praça dos Poderes, tem objetivo de “reconhecer o papel dos personagens” de destaque na reconstrução da democracia.
Além de Sarney, devem participar do evento o ex-presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, a ministra substituta do TSE, Vera Lúcia Machado Araújo, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Outras presenças confirmadas são a do ex-ministro Raul Jungmann, do historiador Alberto Aggio, do cientista político Mark Lilla, do ex-ministro Cristovam Buarque e do advogado Marco Marrafon.
Programação no Congresso
Na terça-feira (18), o Senado realiza uma sessão especial em comemoração aos 40 anos da redemocratização, também com homenagem a Sarney. O requerimento para realização da sessão foi apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
No documento, o senador aponta que Sarney “garantiu a estabilidade política necessária para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte”, que resultou na promulgação da Constituição de 1988.
“A homenagem proposta não é apenas um reconhecimento ao ex-presidente José Sarney, mas uma celebração da própria redemocratização e do esforço coletivo para garantir a consolidação das instituições democráticas. Os 40 anos desse processo merecem ser lembrados e refletidos”, afirmou Kajuru.
Na quarta-feira (19), a Câmara dos Deputados também realiza sessão especial para celebrar os 40 anos da redemocratização. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Aécio Neves (PSDB-MG) e Pedro Lucas Fernandes (União-MA).
“Importante que, em tempos em que a democracia tem sido tão ameaçada, o Congresso Nacional homenageie essa efeméride, demonstrando mais uma vez seu compromisso com a liberdade”, afirmou Aécio no requerimento apresentado.
Aécio é neto de Tancredo Neves, eleito para presidente em 1985 ao lado de Sarney, que era o vice. Contudo, no dia 14 de março, um dia antes de tomar posse, Tancredo precisou ser hospitalizado.
Sarney tomou posse na condição de vice-presidente, mas acabou assumindo o cargo de chefe do Executivo após Tancredo falecer, no dia 21 de abril de 1985.
Este conteúdo foi originalmente publicado em País celebra 40 anos da redemocratização com eventos e homenagens a Sarney no site CNN Brasil.