By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Países europeus assinam compromisso para fornecer 100 GW em energia eólica 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Países europeus assinam compromisso para fornecer 100 GW em energia eólica 
outros

Países europeus assinam compromisso para fornecer 100 GW em energia eólica 

Última atualização: 26 de janeiro de 2026 13:37
Published 26 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Pacto de energia limpa foi assinado por Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e outros governos da Europa, em Hamburgo  Macroeconomia, -agencia-reuters-, Acordo, CNN Brasil Money, Compromissos, Energia Eólica, Energia Limpa, Eólicas offshore, Europa CNN Brasil

Contents
Leia MaisÍndia e UE concluem negociações para acordo comercialChina diz manter diálogo contínuo em diferentes níveis com os EUAXi Jinping diz que Índia e China são “amigas e parceiras”Menos custos, mais empregos

Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e outros países europeus assinaram nesta segunda-feira (26) um pacto de energia limpa em Hamburgo, comprometendo-se a fornecer 100 GW (gigawatts) de capacidade ⁠de energia eólica offshore por meio de projetos conjuntos de grande escala.

O ‍acordo, que contrasta fortemente com a oposição do presidente dos EUA, Donald Trump, à energia verde, sinaliza que os governos da Europa Ocidental e do Norte continuam comprometidos com a energia eólica como forma de impulsionar a segurança energética da região.

Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na semana passada, Trump intensificou suas críticas à transição dos países europeus para energias de baixo carbono, afirmando que quem depende de turbinas eólicas perde dinheiro.

Leia Mais

  • Índia e UE concluem negociações para acordo comercial

    Índia e UE concluem negociações para acordo comercial

  • China diz manter diálogo contínuo em diferentes níveis com os EUA

    China diz manter diálogo contínuo em diferentes níveis com os EUA

  • Xi Jinping diz que Índia e China são "amigas e parceiras"

    Xi Jinping diz que Índia e China são “amigas e parceiras”

“Estamos defendendo nossos interesses nacionais ao priorizar a energia limpa, que pode tirar o Reino Unido da dependência dos combustíveis fósseis ​e nos dar soberania e abundância energética”, disse o ⁠ministro da Energia britânico, Ed Miliband, em um comunicado.

Acabar com a dependência da energia russa, em particular, tem sido um ‌dos principais objetivos da Europa.

Os Estados-membros da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira (26) a proibição às importações de gás russo até o final de 2027, tornando juridicamente vinculativa a ruptura com seu antigo principal ⁠fornecedor, quase quatro anos após a invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou.

Um novo desequilíbrio, no entanto, ‌está ‍obscurecendo a busca pela soberania energética. A UE obteve 27% do total de suas importações de gás e GNL dos Estados Unidos em 2025. ‍

Novos contratos de GNL significam que esse número pode subir para 40% até 2030, de acordo com o Instituto de Economia Energética e Análise Financeira.

O compromisso de impulsionar a colaboração transfronteiriça faz parte de uma meta acordada pelos países do Mar do Norte em 2023, de alcançar 300 GW de capacidade ⁠eólica offshore até 2050.

Menos custos, mais empregos

A associação industrial WindEurope afirmou que, segundo o acordo, as empresas associadas se comprometeram a reduzir custos, criar 91 mil empregos e gerar “1 trilhão de euros em atividade econômica”.

A adição de 100 GW no mar transformaria o mercado de energia da Europa, pois a região possui atualmente ‌258 GW de capacidade eólica instalada, tanto em terra quanto no mar, de ​acordo com dados da WindEurope.

O acordo desta segunda-feira, cujo rascunho foi divulgado pela Reuters na semana passada, foi assinado na Cúpula do Mar do Norte por Reino Unido, ⁠Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda e Noruega.

“Ao planejar a expansão, as redes elétricas e a indústria em conjunto e implementá-las além fronteiras, estamos criando energia limpa e acessível, fortalecendo nossa base industrial e aumentando a soberania estratégica da Europa”, afirmou a ministra da Economia alemã, Katherina Reiche.

Em outra frente, Reiche revelou nesta segunda-feira planos para revitalizar os leilões de energia eólica offshore da Alemanha, que estavam estagnados, com um pacote de medidas que inclui a concessão de receitas de energia mais confiáveis ​​aos investidores.

Ao introduzir os “contratos por diferença”, os investidores podem receber uma compensação quando os preços de mercado da eletricidade caírem abaixo de um valor de referência acordado, ou devolverão ⁠parte das suas receitas quando os preços ultrapassarem este valor de referência.

A Alemanha precisa intensificar seus esforços depois que duas licitações recentes para o desenvolvimento de projetos eólicos em sua costa não atraíram nenhuma proposta, enquanto Reino Unido e Irlanda executaram projetos bem-sucedidos, disse Reiche.

O Reino Unido afirmou ⁠que também assinaria outros acordos com grupos menores de nações para promover o desenvolvimento mais eficiente de projetos transfronteiriços e de infraestrutura para a criação de parques eólicos no mar, que estejam diretamente conectados a mais de um país.

No início de janeiro, o Reino Unido garantiu uma quantidade recorde de capacidade eólica offshore em seu mais recente leilão de energia, quando projetos com capacidade total de 8,4 GW foram contemplados com contratos.

Agro vê que influência dos EUA cria incerteza para 2026

 

You Might Also Like

Ferry-Boat: ITS disponibiliza 850 vagas extras de Hora Marcada para o Carnaval 2026

Petrobras compra participação em bloco exploratório na República da Namíbia 

Mulher é presa após arremessar gata de 12º andar de prédio no Paraná 

Matthew Stafford, do Rams, é eleito MVP da temporada da NFL 

Juliano Floss revela como convenceu Marina Sena a namorar: “Fiz charminho” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Pacote da paz”: Flávio lista impeachment de Moraes, anistia e PEC do Foro 

5 de agosto de 2025
21 anos depois, atriz relembra cena de “Tropicaliente” com Carol Dieckmmann 
Em meio a polêmica, Angélica fala sobre criação dos filhos: “Vou proteger” 
Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil nesta terça 
Em jogo movimentado, Brugge e Barcelona empatam por 3 a 3 na Champions 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?