Secretário americano já havia antecipado decisão durante visita ao presidente José Raúl Mulino
Este conteúdo foi originalmente publicado em Panamá anuncia saída da Nova Rota da Seda da China em meio à tensão com EUA no site CNN Brasil. Internacional, China, Estados Unidos, Panamá CNN Brasil
O presidente do Panamá, José Raul Mulino, anunciou nesta quinta-feira (6) a saída do país latino-americano da iniciativa chinesa Nova Rota da Seda.
“Nosso embaixador em Pequim apresentou o documento correspondente ao acordo para anunciar o cancelamento com 90 dias de antecedência”, disse Mulino em uma coletia de imprensa.
O projeto de infraestruturas liderado pela China pretendia originalmente ligar a Ásia Oriental e a Europa, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores. Desde então, se expandiu para outros lugares, incluindo África e América Latina, segundo o Conselho.
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já havia celebrado a decisão após se reunir com o presidente panamenho no domingo (2). Rubio pontuou que a decisão do Panamá de não participar mais foi “boa”. Ele também chamou Mulino de “amigo da América”.
No entanto, o embaixador da China na ONU, Fu Cong, expressou decepção, dizendo que é “uma decisão lamentável porque se trata de uma iniciativa econômica. O objetivo é construir uma plataforma para os países terem cooperação econômica”.
Fu também negou as alegações dos EUA de que Pequim administra ou opera o Canal do Panamá.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Panamá anuncia saída da Nova Rota da Seda da China em meio à tensão com EUA no site CNN Brasil.