Instituto líder em tendências de cores escolheu o tom “Cloud Dancer” para o ano que vem Lifestyle, -traducao-ia-, #CNNPop, Cores, Pantone, Tendências CNN Brasil
Capturar o espírito cultural e as tendências para o ano seguinte é uma tarefa desafiadora. Mas todos os anos, o Instituto Pantone de Cores faz exatamente isso ao escolher uma cor. E para 2026, definiu um tom de branco, “Cloud Dancer”, como a cor do ano.
O instituto, considerado uma autoridade líder em cores, previsão de tendências e consultoria para marcas, descreveu o tom como “um branco volumoso e equilibrado, imbuído de uma sensação de serenidade”.
Com o domínio crescente da tecnologia no cotidiano, a cor Cloud Dancer representa “uma influência calmante em uma sociedade frenética, redescobrindo o valor da consideração ponderada e da reflexão silenciosa”, disse Leatrice Eiseman, diretora-executiva do instituto, à CNN.
A cor está “associada a novos começos” e “significa nosso desejo por um recomeço”, afirmou Eiseman.
Para a equipe de especialistas do instituto, tudo é filtrado através da lente das cores. Assim, todos os anos desde 1999, o programa busca “destacar como os acontecimentos em nossa macrocultura em um determinado momento são expressos através da linguagem das cores”, explicou Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, à CNN.
Para escolher a cor do ano, eles analisam referências culturais, políticas e estilísticas atuais, definem uma família de cores e então focam no tom preciso — prestando especial atenção também ao seu nome.
“O nome da cor é fundamental. No momento em que você ouve um nome descrevendo uma cor, instantaneamente forma uma imagem”, disse Pressman.
Este tom específico de branco, com seu “equilíbrio entre subtons frios e quentes”, foi cuidadosamente escolhido, acrescentou ela.
“Se tivéssemos optado por um branco mais opticamente brilhante, não apenas eliminaria a sensação natural, a honestidade e a autenticidade que estamos buscando… mas também remeteria à esterilidade e ao isolacionismo, por ser frio”, explicou.
Embora diferentes tons de branco há muito sejam onipresentes na moda, Cloud Dancer especificamente incorpora silhuetas volumosas e tecidos naturais como plumas, disse Eiseman.

Algumas dessas tendências já estão evidentes. Muitas plumas foram vistas no Met Gala deste ano, incluindo, de forma mais memorável, na cauda de 5,5 metros do extraordinário vestido branco de Diana Ross.
O vestido Louis Vuitton usado por Emma Stone no Festival de Cinema de Veneza apresentava uma barra volumosa, enquanto a cantora e compositora Rosalía optou por designs fluidos e brancos durante a promoção de seu aclamado álbum “Lux” no mês passado.
No design de interiores, Eiseman descreve o Cloud Dancer como “clareza sem frieza, estrutura sem severidade”, combinando harmoniosamente com materiais naturais como madeira e pedra.
Entre as escolhas anteriores para a Cor do Ano da Pantone estavam o Mocha Mousse de 2025, “um marrom suave com um toque sensorial e um aconchego reconfortante”, e o Peach Fuzz, “um tom frutado claro que evoca paz e serenidade”, em 2024.
Veja 6 inovações e tendências de beleza coreana, segundo especialistas

