Ícone espanhol trabalhou na construção da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, por mais de 40 anos; monumento turístico é a maior igreja católica inacabada do mundo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco coloca arquiteto Gaudí no caminho para se tornar santo no site CNN Brasil. Internacional, Espanha, Europa, Igreja, Papa Francisco, Vaticano CNN Brasil
O papa Francisco aprovou o primeiro passo rumo à canonização de Antoni Gaudí, o arquiteto modernista responsável pela Basílica da Sagrada Família em Barcelona, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (14).
Gaudi foi um homem piedoso que trabalhou por mais de 40 anos na construção da Sagrada Família, a maior igreja católica romana inacabada do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maiores atrações turísticas da Europa.
Francisco aprovou um decreto reconhecendo as “virtudes heroicas” de Gaudí, informou o Vaticano em um comunicado.
Para que ele seja beatificado, o próximo passo no processo de se tornar santo, um milagre teria que ser atribuído a Gaudí.
Depois disso, um segundo milagre seria necessário para que ele fosse declarado santo.
A construção da Sagrada Família começou em 1882, mas o projeto, conhecido por suas imponentes torres góticas, permanece inacabado mesmo depois de Gaudí ter dedicado os últimos 12 anos de sua vida exclusivamente a ele.
A previsão era de que a obra fosse concluída até 2026, centenário da morte de Gaudí, a quem o veículo de comunicação do Vaticano, o Vatican News, se referiu como “o arquiteto de Deus”.
A data prevista foi adiada indefinidamente após a pandemia de COVID-19 reduzir a receita turística usada para financiar a construção.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco coloca arquiteto Gaudí no caminho para se tornar santo no site CNN Brasil.

