Pontífice pontuou que estaria aberto a seguir plano do papa Francisco; visita poderia ocorrer neste mês
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Leão XIV indica que primeira viagem internacional será para Turquia no site CNN Brasil. Internacional, Igreja Católica, Papa, Papa Francisco, Papa Leão XIV, Turquia CNN Brasil
O papa Leão XIV indicou que a primeira viagem internacional de seu pontificado pode ser para a Turquia, seguindo um plano do papa Francisco de visitar o país ainda neste mês.
A viagem teria como objetivo participar da celebração dos 1700 anos de um antigo concílio da Igreja, realizado em Niceia, hoje a cidade de Iznik.
Se essa agenda realmente ocorrer, Leão XIV deve conhecer o Patriarca Bartolomeu, o líder espiritual da Igreja Ortodoxa Oriental — um encontro que simbolizaria um compromisso renovado com a unidade cristã.
O papa se mostrou aberto à possibilidade de visitar a Turquia durante reunião com jornalistas no Vaticano na segunda-feira (12).
Ainda durante a audiência, um repórter americano perguntou ao papa, que nasceu em Chicago, se ele voltaria para os Estados Unidos em breve. Leão XIV respondeu: “Acho que não”.
Audiência do papa com jornalistas
Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.
Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.
“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Leão XIV indica que primeira viagem internacional será para Turquia no site CNN Brasil.

