Pontífice disse que a Igreja estava comprometida em falar sobre o assunto “mesmo quando isso exija a coragem de se opor ao poder destrutivo dos príncipes deste mundo” Internacional, Férias, Itália, Meio ambiente, Papa Leão XIV, Vaticano CNN Brasil
O papa Leão XIV interrompeu um período de férias de duas semanas nesta quarta-feira (9) para celebrar uma missa especial encorajando os católicos a cuidar da criação, no segundo grande apelo do Vaticano em uma semana para que o mundo enfrente as mudanças climáticas globais.
“Temos que rezar pela conversão de muitas pessoas… que ainda não veem a urgência de cuidar da nossa casa comum”, declarou o pontífice em uma pequena cerimônia ao ar livre em Castel Gandolfo, uma cidade italiana nas colinas, a cerca de uma hora de carro de Roma, onde está passando as férias.
Leão XIV, eleito em 8 de maio para substituir o falecido papa Francisco, não mencionou desastres naturais específicos causados pelo aquecimento global, mas disse que o mundo estava passando por uma “crise ecológica”.
O novo pontífice disse que a Igreja, com 1,4 bilhão de membros, estava comprometida em falar sobre o assunto, “mesmo quando isso exija a coragem de se opor ao poder destrutivo dos príncipes deste mundo”.
A missa incluiu uma oração pelas vítimas das enchentes repentinas no Texas, onde pelo menos 111mortes foram registradas até esta quarta-feira (9).
O pontífice, o primeiro papa dos Estados Unidos, celebrou a missa desta quarta-feira de acordo com um novo rito católico que incentiva as pessoas a cuidar da criação, publicado pela primeira vez pelo Vaticano em 3 de julho, em seu mais recente esforço para abordar as questões climáticas.