Trump, Putin, Zelensky, Milei e outros chefes de Estado se manifestaram após a eleição de Robert Prevost como sucessor de Francisco
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Leão XIV: Líderes mundiais parabenizam novo pontífice no site CNN Brasil. Internacional, Claudia Sheinbaum, Daniel Noboa, Donald Trump, Friedrich Merz, Giorgia Meloni, Gustavo Petro, Igreja Católica, Javier Milei, Keir Starmer, Papa Leão XIV, Pedro Sánchez, Robert Prevost, Santiago Peña, Vaticano, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
Líderes ao redor do mundo parabenizaram nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa, Leão XIV. Entre eles estão os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Argentina, Javier Milei, e da Rússia, Vladimir Putin.
“É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, declarou Trump.
Natural de Chicago, Illinois, Robert Prevost viveu mais de uma década como missionário no Peru, de 2014 e 2023. Ele tem cidadania peruana desde 2015. Por sua atuação na América do Sul, líderes de países do continente estiveram entre os primeiros a se manifestarem. Veja as reações abaixo:
O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que o papa Leão XIV é “mais do que americano” e destacou sua passagem pelo Peru. “Espero que ele seja o grande líder dos migrantes no mundo e que ele encoraje nossos irmãos migrantes latino-americanos, hoje humilhados nos Estados Unidos”, escreveu em uma publicação no X.
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou uma imagem de um leão vestido de papa com os dizeres: “as forças do Céu deram seu veredito. Chega de palavras, Sr. Juiz. Fim”. A mensagem faz alusão a nome escolhido do papa, Leão XIV, por conta do apelido de “leão” que o presidente argentino pegou para si.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também afirmou no X que recebeu “com imensa alegria a notícia da eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica: o Papa Leão XIV. Que sua liderança traga esperança, diálogo e unidade em um momento em que precisamos mais do que nunca dos valores cristãos para construir um mundo mais humano”.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, escreveu o seguinte: “Acolhemos o Papa Leão XIV com esperança em nossos corações. Que sua palavra una, conforte e guie milhões em tempos de incerteza. Nossas orações estão com você do Equador”.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, parabenizou “Sua Santidade Leão XIV, eleito pelo Colégio Cardinalício como Chefe do Estado da Cidade do Vaticano e líder espiritual da Igreja Católica. Reafirmo nossa convergência humanista pela paz e prosperidade mundial”.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, declarou “em nome do Panamá e da minha família, expresso meus melhores votos a Sua Santidade o Papa Leão XIV. Que seu pontificado seja um farol de paz, unidade e esperança para a humanidade”.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também saudou o novo papa. “Parabenizo-o calorosamente por sua eleição como chefe da Igreja Católica. Por meio de seu cargo, o senhor oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o mundo nestes tempos de grandes desafios. Para muitas pessoas, o senhor é um farol de justiça e reconciliação. Na Alemanha, as pessoas olham para o seu pontificado com confiança e expectativa positiva.”
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou se tratar de “um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV, a todos os católicos da França e do mundo, envio uma mensagem fraterna. Neste 8 de maio, que este novo pontificado traga paz e esperança”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que “a eleição do Papa Leão XIV é um momento de profunda alegria para os católicos no Reino Unido e no mundo, e inaugura um novo capítulo para a liderança da Igreja e do mundo.”
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que “os italianos o verão como um guia e ponto de referência, reconhecendo no papa e na Igreja a autoridade espiritual e moral que deriva de sua inesgotável mensagem de amor, caridade e esperança, que flui da Palavra de Deus”.
O taoiseach irlandês, Micheál Martin, disse esperar “que esta onda de votos de felicidades ao Papa Leão XIV lhe dê força e apoio enquanto assume a imensa responsabilidade de seu pontificado”, de acordo com publicação também no X. Ele também afirmou estar ansioso para trabalhar com Leão XIV “para enfrentar os muitos e interligados desafios que o mundo enfrenta”.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, parabenizou a Igreja em uma publicação no X e disse esperar que o “pontificado de Leão XIV contribua para o fortalecimento do diálogo e a defesa dos direitos humanos em um mundo carente de esperança e unidade”.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmaram em um comunicado conjunto que “estão confiantes de que o Papa Leão XIV usará sua voz no cenário global para promover esses valores compartilhados e encorajar a unidade na busca por um mundo mais justo e compassivo”. Os dois líderes afirmaram que a União Europeia está pronta para trabalhar com o novo líder “para enfrentar os desafios globais”.
O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed, enviou seus “sinceros votos de felicidades a Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua nomeação como chefe da Igreja Católica e deseja-lhe sucesso na promoção contínua da compreensão mútua, paz e harmonia em todo o mundo”, em uma publicação no X.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no Telegram que “a Ucrânia aprecia muito a posição consistente da Santa Sé em relação à adesão ao direito internacional, à condenação da agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e à proteção dos direitos de cidadãos civis inocentes”.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama de felicitações a Leo após sua eleição, informou o Kremlin. “Desejo a Vossa Santidade sucesso no cumprimento da alta missão que lhe foi confiada, bem como boa saúde e bem-estar”, dizia a mensagem.
O presidente do Líbano, Joseph Aoun, segundo a versão oficial do governo no X, disse estar rezando pelo “sucesso desses esforços para espalhar a mensagem de amor e paz pelo mundo, promover o diálogo entre diferentes religiões e culturas e que seu reinado seja repleto de conquistas que sirvam a toda a humanidade”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Leão XIV: Líderes mundiais parabenizam novo pontífice no site CNN Brasil.