By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Papada: será que o queixo duplo é sempre gordura? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Papada: será que o queixo duplo é sempre gordura? 
outros

Papada: será que o queixo duplo é sempre gordura? 

Última atualização: 14 de julho de 2025 16:47
Published 14 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Embora o sobrepeso seja uma causa comum devido ao depósito de gordura localizada, especialistas explicam que ele não é o único responsável pela condição  Saúde, colágeno, Estética CNN Brasil

Contents
Leia MaisUnhas estriadas: o que pode ser e como tratá-las57% dos brasileiros tem rotina diária de cuidados com a pele, diz estudoGeração skincare: 69% das meninas se interessam por cosméticos antes dos 10Papada nem sempre está relacionada ao sobrepesoÉ possível evitar o excesso de pele na papada?Procedimentos disponíveis no mercadoA importância do colágeno para evitar a papadaE os exercícios diários?

Quando o assunto é papada, também conhecido como o famoso queixo duplo, o principal questionamento gira em torno das motivações. Afinal, a condição está sempre relacionada ao acúmulo de gordura? Embora o senso comum diga que sim, a resposta correta é não.

Antes de tudo é necessário entender o que, de fato, é esse excesso de pele na região. À CNN, o biomédico mineiro Thiago Martins, mestre em Medicina Estética, explica que o diagnóstico pode ser decorrente de diferentes fatores, como flacidez da pele devido ao envelhecimento ou perda de elasticidade, além das alterações anatômicas, como a posição do queixo ou do osso hioide, que podem influenciar nessa aparência.

“Questões genéticas também podem motivá-la, o que explica por que algumas pessoas apresentam papada mesmo sem qualquer ganho de peso”, diz.

Leia Mais

  • Unhas estriadas: o que pode ser e como tratá-las

    Unhas estriadas: o que pode ser e como tratá-las

  • 57% dos brasileiros tem rotina diária de cuidados com a pele, diz estudo

    57% dos brasileiros tem rotina diária de cuidados com a pele, diz estudo

  • Geração skincare: 69% das meninas se interessam por cosméticos antes dos 10

    Geração skincare: 69% das meninas se interessam por cosméticos antes dos 10

 

Papada nem sempre está relacionada ao sobrepeso

De acordo com o profissional, a ideia é equivocada. Embora o sobrepeso seja uma causa comum do aparecimento da papada devido ao depósito de gordura localizada, ele não é o único responsável.

“Pessoas magras também podem apresentar papada devido a fatores genéticos, flacidez da pele associada ao envelhecimento ou alterações estruturais da face e do pescoço. Assim, não é correto presumir que a presença de papada esteja sempre ligada ao excesso de peso”, afirma.

Na maioria dos casos, a papada representa um incômodo estético e não traz consequências graves à saúde. Contudo, em alguns indivíduos, especialmente aqueles com excesso significativo de volume na região, pode haver desconforto funcional, como dificuldade em movimentar o pescoço ou até alterações posturais.

“O acúmulo de gordura na papada pode ser indicador de excesso de gordura corporal em outras áreas, o que pode aumentar o risco de doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão”, acrescenta.

É possível evitar o excesso de pele na papada?

Embora fatores genéticos e estruturais não possam ser evitados, existem medidas que ajudam a prevenir ou retardar o surgimento da papada. Manter o peso corporal dentro da faixa saudável, adotar uma dieta balanceada rica em antioxidantes e praticar atividades físicas regulares são estratégias importantes.

“Além disso, o uso diário de filtros solares, associado a uma rotina de cuidados com a pele que inclua ativos firmadores e hidratantes, pode ajudar a preservar a elasticidade, diminuindo a chance de flacidez na região”, diz.

Também à CNN, o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, entrega que, passar muito tempo com a cabeça para baixo, mexendo no celular, pode potencializar o excesso de pele.

“Isso contribui com o surgimento da “tech neck” (“pescoço tecnológico, em português). Esse hábito provoca um aumento da pressão na pele do pescoço e pode levar à formação de pregas, perda de firmeza da região e até mesmo à flacidez precoce. Essa postura repetitiva pode, a longo prazo, acentuar a papada, tanto pelo efeito mecânico quanto pela piora da circulação local”, comenta.

Procedimentos disponíveis no mercado

Atualmente, existe uma gama de procedimentos dermatológicos eficazes no tratamento da papada, que variam conforme a causa do problema (gordura, flacidez ou ambos).

“Para casos de acúmulo de gordura, tratamentos como a aplicação de enzimas lipolíticas (mesoterapia), criolipólise de papada ou aparelhos de ultrassom microfocado são indicados. Para flacidez, técnicas como radiofrequência, bioestimulação de colágeno com ácido polilático, fios de sustentação e até lasers podem ajudar. Em casos mais avançados, uma avaliação com um cirurgião plástico para lipoaspiração ou lifting cirúrgico pode ser uma opção”, comenta.

A importância do colágeno para evitar a papada

A produção natural de colágeno diminui com o envelhecimento, o que pode propiciar a flacidez da pele sob o queixo. Para estimular a produção nessa região, tratamentos como o ultrassom microfocado e a radiofrequência são altamente eficazes.

“Além disso, substâncias bioestimuladoras, como ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio, podem ser aplicadas para melhorar a textura e firmeza da pele. Outra alternativa é o uso contínuo de cremes tópicos com ativos como retinol, vitamina C e peptídeos, que ajudam a manter a pele mais firme. Adotar uma alimentação rica em vitamina C, zinco e aminoácidos essenciais também contribui para a síntese de colágeno no organismo”, diz o dermatologista.

E os exercícios diários?

Existem exercícios que prometem melhorar a papada, mas é importante esclarecer que a evidência científica sobre sua eficácia ainda é limitada. Alguns estudos sugerem que a prática regular de exercícios faciais pode ajudar a tonificar levemente a musculatura da face e do pescoço, mas isso não significa, necessariamente, uma redução de gordura ou uma melhora significativa do contorno da região submentoniana.

“A papada, na maioria das vezes, está relacionada a fatores como acúmulo de gordura localizada, flacidez cutânea e perda de suporte profundo — situações que geralmente exigem tratamentos clínicos específicos, como enzimas lipolíticas, bioestimuladores, ultrassom microfocado ou mesmo cirurgia. Exercícios faciais podem ser vistos como um cuidado complementar, mas não substituem abordagens mais estruturadas e eficazes”, conclui Lucas.

Benefícios para cabelo e pele? Mitos e verdades sobre colágeno

 

You Might Also Like

BBB 26: Paulo Augusto se pronuncia após expulsão do reality por agressão

Itália investiga restauração de pintura de anjo que se parece com Meloni 

Justiça mantém prisão de piloto agressor, mas determina cela especial

Premiê do Japão cita vantagem de iene fraco após ameaçar intervir no câmbio 

Escalação do Corinthians: veja provável time para final contra o Flamengo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Senado aprova em 1º turno texto-base de PEC do pacote fiscal 

19 de dezembro de 2024
Toyota Yaris Cross ganha versão mais barata antes de chagar às lojas
Borja Gomez, motociclista de 20 anos, morre após acidente na França 
Projeto de lei propõe regulamentação da faixa de areia da praia do Porto da Barra
Operário-PR x CRB: horário e onde assistir ao jogo da Série B 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?