Governador defende protagonismo amazônico e mobilização da iniciativa privada para transformar biodiversidade em oportunidades sustentáveis. Notícias, Amazônia, bioeconomia, COP30, Helder Barbalho, Mercado de Carbono, Negócios, Sustentabilidade CNN Brasil
Mobilizar a iniciativa privada para transformar os ativos florestais da Amazônia em oportunidades econômicas sustentáveis é essencial para o futuro do Brasil e do planeta, disse o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em coletiva durante o 12º Congresso Sustentável do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em Belém (PA).
“É fundamental que possamos construir um ambiente de convergência entre aquilo que a iniciativa privada enxerga como oportunidade e o poder público construa segurança jurídica para essa atividade”, afirmou.
Realizado nesta semana no Teatro Estação Gasômetro, o Congresso faz parte das preparações para a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), prevista para novembro de 2025 em Belém.
A edição de 2025 do evento discute temas como combate às mudanças climáticas, bioeconomia, transição energética, agricultura regenerativa e direitos humanos, reunindo líderes empresariais, autoridades, comunidades tradicionais e especialistas.
Durante sua fala, Helder destacou que o Pará já vem avançando em iniciativas concretas para impulsionar a bioeconomia e o mercado de carbono, transformando biodiversidade em desenvolvimento econômico com inclusão social.
Ele citou como exemplo a concessão pública para restauração de áreas degradadas e o compromisso de realizar mais duas concessões em 2025. “Na agenda do carbono, já fizemos a primeira grande comercialização e estamos com nosso sistema regulatório consolidado, inclusive escutando as comunidades tradicionais para a repartição dos recursos”, disse.
O governador também anunciou a entrega, até a COP30, do Parque de Bioeconomia da Amazônia, espaço que reunirá startups e iniciativas para promover inovação e estimular negócios verdes. “Estamos nos apresentando ao Brasil como um estado que já constrói suas bases para ser um farol e inspirar políticas em outros estados e em nível nacional”, completou.
Sobre a programação
O Congresso Sustentável, realizado bianualmente há 22 anos, integra a estratégia do CEBDS para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, equitativa e positiva para a natureza.
A edição deste ano destaca a importância da Amazônia para o desenvolvimento sustentável e para o sucesso da COP30, que será a primeira conferência do clima realizada na região amazônica.