By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Parar de fumar mesmo após os 60 traz benefícios à saúde, diz especialista 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Parar de fumar mesmo após os 60 traz benefícios à saúde, diz especialista 
outros

Parar de fumar mesmo após os 60 traz benefícios à saúde, diz especialista 

Última atualização: 29 de agosto de 2025 11:20
Published 29 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é reconhecido nesta sexta-feira (29) e alerta sobre os riscos associados ao tabagismo  Saúde, Cigarro, Idosos, Tabagismo CNN Brasil

Contents
Leia MaisCâncer de pulmão: novo tratamento aumenta tempo de vida de pacientesCigarro aumenta risco de ansiedade e depressão em adolescentesDr. Kalil: Cardiologista fala sobre o impacto do tabagismo no coraçãoTratamento para o tabagismo em idosos

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e, dessas, mais de 7 milhões resultam do uso direto desse produto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É pensando em reduzir esses números que campanhas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, reconhecido nesta sexta-feira (29), são essenciais para conscientizar a população.

Entre a população mais vulnerável aos riscos do tabagismo estão os idosos, principalmente quando o hábito de fumar teve início na juventude. De acordo com Amanda Santoro Fonseca Bacchin, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o tabagismo mantido ao longo da vida está associado a um maior risco de mortalidade precoce, com uma perda média de expectativa de vida entre oito e 10 anos.

Leia Mais

  • Câncer de pulmão: novo tratamento aumenta tempo de vida de pacientes

    Câncer de pulmão: novo tratamento aumenta tempo de vida de pacientes

  • Cigarro aumenta risco de ansiedade e depressão em adolescentes

    Cigarro aumenta risco de ansiedade e depressão em adolescentes

  • Dr. Kalil: Cardiologista fala sobre o impacto do tabagismo no coração

    Dr. Kalil: Cardiologista fala sobre o impacto do tabagismo no coração

“O tabagismo contínuo está fortemente associado ao maior declínio funcional, o que inclui limitações físicas, pior mobilidade, dores musculoesqueléticas e maior prevalência de sintomas depressivos e ansiosos. Além disso, esse comprometimento da função física tende a se acentuar com a idade”, afirma.

A geriatra explica, ainda, que as pessoas que começam a fumar após os 60 anos tendem a apresentar menor carga tabágica em relação aos fumantes de longa data. No entanto, a pessoa idosa pode ser mais vulnerável a infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, devido à presença de comorbidades e reserva fisiológica reduzida.

Além disso, os idosos têm maior risco de desenvolver alterações vasculares, osteoporose, hipertensão arterial, doença do refluxo gastroesofágico, apneia do sono, diabetes, arritmia, depressão e demência, entre outras complicações relacionadas ao fumo.

Apesar disso, ela ressalta que mesmo aqueles que param de fumar após os 60 anos podem obter benefícios para a saúde.

“Nunca é tarde para cessar o tabagismo; os idosos se beneficiam tanto em termos de redução de mortalidade quanto de melhora funcional e subjetiva. Há melhora progressiva na autoavaliação de saúde e de marcadores laboratoriais, como perfil lipídico, glicemia e função renal, especialmente em idosos com doenças crônicas, com benefícios que se acumulam ao longo dos anos de abstinência”, afirma Bacchin.

Embora o ganho de expectativa de vida seja maior quando a cessação ocorre em idades mais precoces, mesmo idosos que param de fumar após 75 anos podem ganhar anos de vida e qualidade de vida, com chances relevantes de evitar eventos adversos graves como infarto e AVC, segundo a especialista.

Por outro lado, os efeitos positivos da cessação do tabagismo podem vir de forma mais lenta em idosos. “Isso acontece porque o envelhecimento está associado a alterações fisiológicas que afetam a farmacocinética e farmacodinâmica, além de maior prevalência de comorbidades, fragilidade e alterações funcionais, fatores que podem influenciar tanto a magnitude quanto a velocidade da resposta terapêutica, exigindo abordagens individualizadas e monitoramento cuidadoso para otimizar os resultados”, completa.

Tratamento para o tabagismo em idosos

De acordo com Bacchin, o tratamento do tabagismo em idosos segue os mesmos princípios das demais faixas etárias, incluindo intervenções farmacológicas (terapia de reposição de nicotina, bupropiona, vareniclina) e abordagens comportamentais.

“Inclusive a literatura demonstra que idosos podem ter taxas de cessação iguais ou superiores às de adultos mais jovens quando recebem intervenções combinadas de aconselhamento e farmacoterapia. A única diferença é que do ponto de vista de segurança, recomenda-se cautela na seleção e ajuste de doses em idosos devido à maior frequência de comorbidades e alterações da função hepática, renal e cardíaca”, afirma.

Segundo a especialista, o início do tratamento deve ser feito sempre com doses mais baixas e monitoramento rigoroso dos demais efeitos adversos.

“Há evidências de que os efeitos neurocognitivos da abstinência, como déficits de memória de trabalho e craving, são menos pronunciados em fumantes com 50 anos ou mais, em comparação com adultos mais jovens, sugerindo uma resposta atenuada à abstinência em idosos. Mas isso não exclui a necessidade de monitoramento cuidadoso, já que fatores como comorbidades e polifarmácia podem também influenciar a experiência clínica da abstinência em idosos”, finaliza.

Fumar, beber e sedentarismo: danos à saúde surgem antes dos 40

 

You Might Also Like

Jovem é encontrado morto horas após deixar centro de reabilitação na Bahia

Governo da Bahia adere a programas nacionais de segurança e entrega novos equipamentos às forças policiais

Veja momento em que homem assedia menina de 11 anos em farmácia

Hugo é vaiado em evento com Lula em comemoração ao Dia dos Professores 

Análise: Hugo Motta pode herdar cargos retirados “de infiéis” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

A operação que pode fazer o Rei do Gás criar monopólio no DF

25 de maio de 2025
Twice reverencia BTS por ajuda na expansão global do K-pop e prepara turnê 
Bia Miranda surge abalada em vídeo e denuncia agressão de Gato Preto: “me deu um murro na cara”
CBF divulga áudio do VAR de pênalti polêmico em Inter x Corinthians 
Internado, Carlinhos de Jesus dá detalhes do tratamento contra doença que o fez depender de cadeira de rodas
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?