Jenna Ortega e sua personagem Wandinha Addams simbolizam essa nova tendência Lifestyle, #CNNPop, Beleza, TikTok CNN Brasil
Os olhos de Jenna Ortega estão levemente borrados, emoldurados por sombras escuras. O rosto dela está pálido e as maçãs do rosto são acentuadas por um toque de cinza. Os lábios têm um tom roxo. Ela parece exausta, mas essa é a intenção. A mais recente tendência de maquiagem da Geração Z, “Tired Girl” (Garota Cansada), celebra a aparência de quem não foi para a cama.
Desde que os padrões de beleza existem, as pessoas lutaram coletivamente contra a aparência de cansaço. Corretivo, creme para os olhos e bastões corretores são, pelo menos em parte, projetados para nos fazer parecer renovados e alertas. Historicamente, parecer fatigado tem sido associado à má saúde, envelhecimento e falta de atratividade. A beleza da Tired Girl celebra o oposto; trata-se de abraçar as imperfeições que tradicionalmente tentamos esconder.
A garota-propaganda moderna da tendência é Wandinha Addams, a filha mórbida e emocionalmente reservada da Família Addams, que é o foco da série da Netflix de Tim Burton, estrelada por Ortega no papel. Assim como na primeira temporada, a segunda temporada mostra a atriz exibindo olheiras escuras e pele pálida, um visual que ela recriou recentemente no tapete vermelho para a estreia da série em Londres.
Aqueles nascidos fora do grupo etário da Geração Z reconhecerão referências anteriores — pense em Angelina Jolie em “Garota, Interrompida” ou em uma jovem Natalie Portman em “O Profissional”.
Outros fãs famosos e contemporâneos da tendência de maquiagem incluem a atriz Lily Rose-Depp, a modelo e musicista Gabbriette e as influenciadoras Emma Chamberlain, Danielle Marcan e Lara Violetta. Desde o final de julho, a maquiagem de garota cansada é agora uma “trend” no TikTok, com inúmeros tutoriais sobre como obter a aparência de privação de sono, com alguns dos mais populares tendo obtido mais de 300 mil visualizações até agora.
Em um de seus vídeos recentes, Violetta — que borra sombra escura sob os olhos para criar uma estética de “maquiagem mofada” — disse que “olheira sob os olhos são tão chiques porque você realmente tem que trabalhar para elas”. No geral, o visual é bagunçado e desfeito, com uma pitada de rebeldia.
“É uma celebração da realidade”, disse a maquiadora e diretora de beleza da revista Glass, Kim Brown, à CNN. “O visual da Tired Girl tem uma atitude e personalidade. É durão e descolado.”
Uma tendência passageira
A Tired Girl não deve ser confundida com o gótico, uma subcultura baseada em música que gerou um visual mais sombrio, com pele muito mais pálida e olhos escuros mais pesados. Também é diferente da tendência de maquiagem viral sul-coreana aegyo-sal, que enfatiza a área inchada de gordura sob os olhos para criar uma aparência mais jovem.
A moda grunge, conhecida por sua estética desgrenhada e vivida e popularizada por Courtney Love nos anos 90, é talvez a relação mais recente do visual. Mas, assim como outras tendências passageiras do TikTok, as raízes da Tired Girl não são tão profundas.
“O grunge surgiu de valores anti-establishment, cenas musicais e solidariedade comunitária, onde a rebelião estética e cultural eram inseparáveis”, disse Dan Hastings-Narayanin, editor adjunto de previsão de tendências na The Future Laboratory, uma empresa de previsão de tendências.
O visual da Tired Girl, por outro lado, faz parte do fenômeno transitório “core”, uma palavra usada para descrever estéticas de nicho da internet, como “cottagecore” (inspirado na natureza, romântico) ou “Barbiecore” (brincalhão e hiperfeminino).
“É uma maneira rápida de mostrar quem você é ou qual é o seu humor”, disse Hastings-Narayanin. O desafio, ele argumentou, é que é “passageiro, comodificado e pronto para ser substituído pelo próximo momento viral”.
A tendência tem uma energia distintiva de Tim Burton, então não é surpresa que tenha aparecido em ambas as temporadas de Wandinha.
“O princípio central era alcançar um visual polido, mas natural, usando o mínimo de produtos e destacando as características naturais de Jenna”, disse a cabeleireira e maquiadora Tara McDonald, que criou o visual de Ortega na primeira temporada.

Como a base de Ortega era mais clara do que o seu tom de pele natural, e McDonald “não queria esconder a área natural sob os olhos dela com maquiagem”, as olheiras mais escuras ao redor dos olhos dela se destacavam mais do que o normal, explicou McDonald.
“A sombra era escura, mas era sempre uma aplicação leve, e a ilusão de lábios naturalmente corados — quase como se tivessem sido gentilmente mordidos — era fundamental”, acrescentou.
Lutando contra a perfeição
Assim como em qualquer visual de beleza marcante, há uma mensagem na maquiagem de Wandinha.
“A intenção sempre foi que ela não fosse o tipo de garota que passa horas fazendo o cabelo e a maquiagem”, disse Nirvana Jalalvand, que estava por trás do visual de beleza de Ortega para a segunda temporada.
“Ela simplesmente não é esse tipo de pessoa. Ela tem casos para resolver e lugares importantes para ir. Cuidar da aparência não vai estar no topo de sua lista de prioridades.”
Nesse sentido, a indiferença de Wandinha em relação à sua aparência serve como a antítese aos ideais de beleza tradicionais, polidos e de rosto fresco, e uma subversão da feminilidade.
É uma clara partida da estética “clean girl” (garota limpa), um visual de rosto fresco que envolve bochechas coradas, pele radiante e maquiagem mínima, popularizado por Bella Hadid, Hailey Bieber e Kendall Jenner nos últimos anos.
“Não é apenas a maquiagem, no entanto; faz parte de algo mais amplo. Até a maneira como as pessoas postam suas fotos no Instagram agora mudou, com ‘photo dumps’ e imagens borradas. Todos nós nos cansamos do perfeccionismo excessivamente curado. Esta cultura bagunçada é uma luta contra aquela estética da garota limpa”, disse Jalavland.
“Tired Girl é uma maneira diferente de se apresentar. É quase como se tivéssemos ido tão longe na perfeição que as pessoas estão voltando atrás”, acrescentou.
Isso também é verdade na sua execução; aplicar corretivo e blush requer pouco esforço.
“A maioria das pessoas pode fazer essa maquiagem. Você não precisa necessariamente ser um ótimo maquiador. Você não precisa de uma mão firme. Você pode alcançar esse visual sem pincéis de maquiagem”, disse McDonald.
Embora seja improvável que a Tired Girl cause um impacto cultural duradouro, suas origens podem dizer algo mais profundo sobre os desafios que os jovens enfrentam.
Hastings-Narayanin vê a adoção da tendência da Tired Girl pela Geração Z como um retorno à vulnerabilidade e à capacidade de identificação em meio a “pressões implacáveis” que incluem conciliar acadêmicos e atividades extracurriculares, gerenciar a dívida estudantil e navegar em um mercado de trabalho frágil, tudo isso enquanto se esforça por metas pessoais como salvar o planeta.
“Exibir vulnerabilidade e humor sombrio se torna um mecanismo de enfrentamento que proclama: ‘Estou exausto e incerto sobre meu futuro, e vou rir da escuridão’”, disse.
Omnibeauty: conheça a trend de beleza com foco na praticidade