Governo dos EUA retirou o ministro do STF e a esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky Política, -agencia-cnn-, Alexandre de Moraes, Lei Magnitsky, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Parlamentares governistas celebraram nesta sexta-feira (12) a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e a esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky.
O governo norte-americano também excluiu a Lex Institute, apontada em nota anterior como responsável por atuar como “holding para Moraes, sendo proprietária de sua residência, além de outros imóveis residenciais”. O magistrado havia sido incluído na lista em julho, e Viviane, em 22 de setembro.
A reversão provocou reações entre a base governista. O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), classificou a decisão como uma “vitória”.
Para ele, a retirada dos nomes representa “uma derrota histórica dos traidores da Pátria que tentaram negociar sanções internacionais, revogação de vistos, tarifas e a chamada ‘pena de morte financeira’ contra o ministro relator do STF no caso da trama golpista”.
VITÓRIA DA SOBERANIA, DA DEMOCRACIA E DO PRESIDENTE LULA!
A retirada do ministro Alexandre de Moraes e de sua esposa da lista da Lei Magnitsky é uma derrota histórica dos traidores da Pátria que tentaram negociar sanções internacionais, revogação de vistos, tarifas e a chamada…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) December 12, 2025
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também comemorou a medida. Segundo ela, a exclusão de Moraes e de sua esposa da lista era uma correção necessária por parte do governo norte-americano. A parlamentar afirmou que a sanção representava uma “imposição imperialista” sobre um ministro brasileiro.
URGENTE!
EUA acaba de retirar o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa da lista da lei Magnitsky.
Já era tempo de corrigir essa imposição imperialista sobre um ministro brasileiro.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo devem estar chorando em posição fetal neste momento. pic.twitter.com/e0vGdo3p4l— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) December 12, 2025
Já a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) direcionou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “A lei dos EUA era uma das únicas esperanças do verme Eduardo Bolsonaro para pressionar o Brasil pela anistia ao condenado e presidiário Jair Bolsonaro.”
O governo estadunidense acaba de RETIRAR o nome do ministro Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela lei Magnitsky.
A lei dos EUA era uma das únicas esperanças do verme Eduardo Bolsonaro para pressionar o Brasil pela anistia ao condenado e presidiário Jair Bolsonaro.…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) December 12, 2025
(Publicado por João Scavacin, sob supervisão de Lucas Schroeder)

URGENTE!
O governo estadunidense acaba de RETIRAR o nome do ministro Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela lei Magnitsky.
