Pelo menos 32 pessoas estão desalojadas e duas ficaram feridas; fenômeno causou destruição no Paraná Santa Catarina, -agencia-cnn-, Tempestade, Tornado CNN Brasil
Três tornados atingiram municípios de Santa Catarina, conforme informações da Defesa Civil Estadual, divulgadas neste sábado (8). Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, no Oeste Catarinense, tiveram danos em residências, quedas de árvores e destelhamentos.
A previsão inicial era da passagem de um ciclone extratropical, mas, conforme a Defesa Civil, os tornados foram confirmados por meio de análises de radar, inspeções em campo e fotos dos danos.
Uma frente fria associada ao processo de formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico Sul criou um ambiente altamente instável, favorecendo o surgimento de correntes ascendentes e descendentes capazes de gerar os tornados confirmados.
Os fenômenos tiveram duração curta, mas causaram danos intensos. Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi arrancada pela força do vento e pelo menos 60 residências ficaram danificadas. Além disso, uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus registraram danos. O município decretou situação de emergência. Até o momento, há 30 pessoas desalojadas e dois feridos.
Em Xanxerê, um ônibus tombou com a força do vento e 125 casas foram danificadas. Em Faxinal dos Guedes, árvores foram arrancadas e telhados danificados. Duas pessoas estão desalojadas.
Além dos tornados, a região Oeste também foi atingida por fortes tempestades, com rajadas de vento acima de 80 km/h, granizo e chuvas intensas. Os danos registrados incluem destelhamentos, queda de árvores, interrupções na rede elétrica e bloqueios de vias.
Também teve registro de chuva volumosa no Litoral Catarinense. De acordo com a Defesa Civil, em apenas 12 horas, por exemplo, foi registrado 124 mm de chuva em Jacinto Machado e Tubarão. Volume que se aproxima da média climatológica esperada para todo o mês de novembro, que varia entre 140 e 200 mm.
O grande acumulado causou extravasamento de rios menores, alagamentos pontuais e bloqueios de vias.
As coordenadorias regionais da Defesa Civil informam que estão auxiliando no fornecimento de lonas e assistência emergencial às prefeituras e monitorando áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Conforme o governo de Santa Catarina, o sistema meteorológico que causou os temporais e as chuvas intensas já se deslocou para o oceano. Por isso, a precipitação deve diminuir nos próximos dias.
Tornado devastou cidade do Paraná
Um tornado causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na sexta-feira (7).
O fenômeno, classificado como categoria 3, registrou ventos de 250 km/h caracterizando-o como o mais intenso já registrado no estado. “Essa é uma catástrofe única na história do estado”, disse o governador Ratinho Júnior (PSD) em entrevista ao Agora CNN.

