By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Passagem secreta urbana na Itália é aberta ao público pela primeira vez 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Passagem secreta urbana na Itália é aberta ao público pela primeira vez 
outros

Passagem secreta urbana na Itália é aberta ao público pela primeira vez 

Última atualização: 21 de dezembro de 2024 21:11
Published 21 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

O espaço de 750 metros foi projetado para a dinastia governante dos Médici em 1565 pelo artista e arquiteto Giorgio Vasari
Este conteúdo foi originalmente publicado em Passagem secreta urbana na Itália é aberta ao público pela primeira vez no site CNN Brasil.  Internacional CNN Brasil

Contents
Leia MaisDrones misteriosos continuam a sobrevoar as bases dos EUAExército dos EUA realiza ataques aéreos de precisão contra alvos Houthis em SanaãAnálise: Como CEOs estão tentando conseguir um lugar à mesa com Trump“Uma viagem para uma visão do mundo”

O acesso foi construído como uma passagem secreta para a elite de Florença passar despercebida, longe dos cidadãos comuns.

Agora, pela primeira vez na história, o Corridoio Vasariano, ou Corredor Vasari, foi aberto ao público geral.

Menos um corredor e mais uma trilha privada pelo centro de Florença, o espaço de 750 metros foi projetado para a dinastia governante dos Médici em 1565 pelo artista e arquiteto Giorgio Vasari.

A trilha — construída em apenas cinco meses para Cosimo I de’ Medici — conecta os três locais mais famosos de Florença: o Palazzo Vecchio (o centro político da cidade), as Galerias Uffizi (antigos escritórios dos governantes, ou “uffici”) e o Palazzo Pitti, onde a família morava. O caminho permitia que eles viajassem entre casa e o escritório, sem serem perturbados pelo público geral ou atacados pelos inimigos.

Hoje, ele oferece uma passagem “secreta” por algumas das áreas mais conhecidas de Florença, com vistas impressionantes, mas sem as multidões que você encontra fora. Enquanto as multidões formam um engarrafamento ao longo da Ponte Vecchio — a famosa ponte medieval de Florença, ladeada por lojas — aqueles no corredor passarão por cima delas, desfrutando das mesmas paisagens da cidade, mas sem o caos.

As vistas do corredor são graças à sua elevação — o caminho passa sobre edifícios, palácios, torres — e até mesmo ao longo do topo da Ponte Vecchio.

A principal extensão do corredor, que vai dos Uffizi aos Jardins de Boboli, fora do Palazzo Pitti, foi aberta ao público na sexta-feira (20). É a primeira vez na história que pessoas comuns puderam acessá-lo. Durante séculos, foi o caminho privado dos Grão-Duques da Toscana — nem mesmo membros da sua equipe podiam transitá-lo.

Nas últimas décadas, o corredor foi aberto àqueles dispostos a pagar uma taxa elevada por acesso exclusivo, mas em 2016 foi fechado por questões de saúde e segurança. Agora, aqueles que comprarem um ingresso de 20 euros serão acompanhados em grupos de 25 pessoas. Embora continuem caminhando, haverá tempo reservado para as fotos.

O corredor começa no segundo andar dos Uffizi, onde uma porta leva os visitantes por 58 degraus até um espaço de teto alto e decorado com afrescos. A partir daí, desce novamente e se torna o corredor: uma passarela coberta, pavimentada com tijolos de terracota, com janelas redondas que oferecem vista para as ruas à direita e grandes janelas quadradas a cada cerca de quatro pés, com vista para o rio Arno.

Em seguida, o corredor passa sobre o topo da Ponte Vecchio, com um conjunto de janelas panorâmicas no meio da ponte, que foram adicionadas pelo ditador Benito Mussolini — que deveria acompanhar um fascinado Adolf Hitler pelo corredor. Mais tarde, Hitler poupou a Ponte Vecchio enquanto destruía todas as outras pontes de Florença durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia Mais

  • Drones misteriosos continuam a sobrevoar as bases dos EUA

    Drones misteriosos continuam a sobrevoar as bases dos EUA

  • Exército dos EUA realiza ataques aéreos de precisão contra alvos Houthis em Sanaã

    Exército dos EUA realiza ataques aéreos de precisão contra alvos Houthis em Sanaã

  • Análise: Como CEOs estão tentando conseguir um lugar à mesa com Trump

    Análise: Como CEOs estão tentando conseguir um lugar à mesa com Trump

Saindo da Ponte Vecchio, o corredor segue em torno de uma torre medieval, passa pelos beirais de uma igreja e sai nos Jardins Boboli, ao lado da Grotta del Buontalenti, uma fonte do século XVI. Os visitantes serão então acompanhados até o Palazzo Pitti, onde podem continuar a visita sozinhos (com ingresso) ou sair pelo grande pátio.

Há um total de 106 degraus para descer durante o percurso, embora não seja necessário subir novamente, e há cadeirinhas de elevador para pessoas com deficiência.

“Uma viagem para uma visão do mundo”

O diretor dos Uffizi, Simone Verde, disse à CNN que o corredor era um “lugar mítico para o mundo ocidental” que anteriormente estava “aberto a poucos”. Ele afirmou que era o ponto de conexão da “cidadela” dos Medici dentro de Florença, chamando-o de uma “cidade paralela dentro da cidade”.

Ele acrescentou que a construção do corredor, que foi modelada em duas estruturas semelhantes em Roma, refletia a importância da cultura para o projeto político dos Medici. “Isso era novo para o Renascimento — o elemento cultural do governo”, disse ele. “A cultura criada aqui foi o motor para todas as cortes da Europa moderna.” Uma visita ao corredor reformado, disse ele, “não é apenas um destino fantástico, mas uma viagem a uma visão do mundo.”

Embora no passado o corredor estivesse repleto de mais de mil obras de arte do século XVIII em diante, incluindo uma vasta coleção de autorretratos, hoje as paredes estão nuas — recriando a sensação da estrutura original dos anos 1500. Verde sugeriu que ele eventualmente pendurará obras de arte no interior em uma data posterior.

Por enquanto, os visitantes poderão desfrutar das vistas da cidade de um ângulo que apenas a elite já teve a oportunidade de ver, enquanto observam através de janelas de hotéis e escritórios, caminham sobre as multidões na Ponte Vecchio e espiam dentro da igreja de Santa Felicita, sem serem vistos por ninguém lá embaixo, assim como os Medici faziam.

Não há painéis explicando a história, e os guias dos grupos não farão uma visita guiada, então os visitantes que quiserem aprender mais do que admirar as vistas precisarão se informar sobre a história antes da visita.

Os ingressos custam 43 euros (cerca de R$275) para entrada na galeria e no corredor, permitindo duas horas na galeria antes de seguir para o corredor (é preciso calcular o tempo cuidadosamente – os visitantes não poderão retornar à galeria). Como alternativa, os visitantes podem pagar 20 euros (cerca de R$127) como um adicional ao ingresso já comprado para os Uffizi, sujeito à disponibilidade. Haverá entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, embora as reservas para os próximos meses já estejam totalmente esgotadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Passagem secreta urbana na Itália é aberta ao público pela primeira vez no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Reflexão e saudade: cemitérios do DF ficam lotados no Dia de Finados

Vasco e São Paulo tem confronto direto por vaga no G6 do Brasileiro 

Torcedores da Bamor são pegos com artefatos em ônibus na Suburbana

Rafa Kalimann ganha xamego de Nattan na reta final da gravidez 

Cantor famoso pede namorada em casamento durante show e emociona fãs; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Brasil abre evento do Brics pedindo fim de guerras e de tensões 

28 de abril de 2025
Influenciador Lucas Rangel compra cachorro-robô: “Vivendo em 2050” 
Altas temperaturas: veja 8 sinais do corpo ao passar mal de calor 
Semana com chuvas leves e céu limpo no Rio de Janeiro 
Quem é mulher de chefe do PCC que comanda rota de armas e drogas para o RJ 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?