Vencedor do prêmio Nobel de Economia foi destaque no primeiro dia do Anbima Summit 2025 Macroeconomia, CNN Brasil Money CNN Brasil
Paul Krugman, economista e pesquisador ganhador do prêmio Nobel de Economia, falou sobre a perda de confiança nos EUA pelo mercado em meio à desvalorização do dólar.
A fala foi feita durante o Anbima Summit 2025, em que Krugman foi destaque no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (25).
Mencionando os cerca de 10% de desvalorização da moeda norte-americana, Krugman explicou que o valor do dólar flutua com as taxas de juros e que, quanto mais altas as taxas, mais dólar é alocado nos EUA, fortalecendo a divisa e moldando a moeda como refúgio para os investidores. “Mas não é o que vemos atualmente”, ponderou o economista.
Krugman disse que a imposição de tarifas pelo presidente Donald Trump causa um choque inflacionário, e que o aumento será repassado aos consumidores.
“Estamos andando para trás de uma forma muito dramática; trata-se de um retrocesso. O processo inflacionário leva tempo, aprendemos isso na pandemia. Leva tempo para um navio sair de Xangai e chegar aos EUA, e mais ainda para chegar a Roterdã. Mas há evidências de um pico de inflação na economia americana em breve”, afirmou.
O economista fez um alerta sobre o futuro dos EUA e do mundo, demonstrando o desânimo com o cenário atual, e que “não vou viver para ver os EUA voltarem ao que eram no ano passado.”
O Anbima Summit 2025 é o maior encontro da indústria de investimentos no Brasil e acontece nos dias 25 e 26 de junho, em São Paulo. O evento trará discussões com mais de 100 palestrantes sobre o futuro dos mercados financeiro e de capitais, inovação, sustentabilidade, negócios, entre outros temas relevantes.