Número faz parte do programa Smart Sampa; empresas privadas, como ‘Gabriel’, compartilham 20 mil equipamentos de segurança com a prefeitura São Paulo, -agencia-cnn-, São Paulo (capital), Smart Sampa CNN Brasil
Empresas privadas passam a compartilhar as imagens de suas câmeras de segurança com o programa Smart Sampa. Atualmente, 113 companhias privadas de diferentes setores já estão integradas à plataforma, somando 20 mil câmeras usadas para o monitoramento da capital paulista pelas forças de segurança.
A CNN Brasil obteve a informação do levantamento em primeira mão.
A maioria das empresas parceiras atuam na área de tecnologia e segurança, com quase 40 companhias focadas em monitoramento eletrônico. Entre as empresas com maior número de câmeras integradas estão a Cosecurity, com 6.816 equipamentos, e a Gabriel, com 5.500.
O programa inclui também empresas do ramo varejistas, atacadistas, concessionárias de veículos e do setor de serviços. Além das empresas, o Smart Sampa conta tem parceria com condomínios e associações de moradores de diversos bairros da capital paulista.
As empresas ou proprietários de câmeras que queiram integrar suas imagens ao Smart Sampa podem se inscrever pelo site smartsampa.prefeitura.sp.gov.br. As imagens seguem o mesmo protocolo de segurança e proteção de dados das câmeras públicas do programa.
O que é Smart Sampa?
O Smart Sampa conta com 40 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Metade dessas câmeras pertencem à Prefeitura de São Paulo e a outra metade foi integrada de forma voluntária por empresas e cidadãos.
O programa já capturou até o momento 2.318 foragidos da justiça e localizou 121 pessoas desaparecidas, além de outras 3.565 prisões em flagrante. Também foram registradas 909 ocorrências envolvendo veículos.
*Sob supervisão de Thiago Félix

