Empresário teve chapa única na eleição que aconteceu na tarde desta segunda-feira na sede da entidade Negócios, CNN Brasil Money, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Indústria, Paulo Skaf, tarifaço de Trump CNN Brasil
Paulo Skaf sacramentou seu retorno à presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em eleição realizada na sede da entidade na tarde desta segunda-feira (4). O empresário assume em janeiro e ficará no comando entre 2026 e 2029.
A votação aconteceu entre 9h e 17h, com apuração imediata. Segundo a própria entidade, o processo foi conduzido pela Mesa Diretora, presidida pelo Dr. Fábio Prieto, e acompanhado pela Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sydney Sanches.
Skaf tem formação administrativa e por mais de 20 anos atuou no setor têxtil, inicialmente como empresário e depois como líder do setor ao assumir a presidência da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) e do Sinditêxtil/SP (Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo).
Em 2004, foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da Fiesp, ocupando o cargo por 17 anos, até 2021. Nesse meio tempo, em 2007, assumiu o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
O executivo volta à presidência da entidade enquanto o setor enfrenta antigos e novos desafios: desde as taxas de juros que permanecem altas restringindo investimentos à necessidade de adequar plantas às demandas da reindustrialização verde e das oportunidades da inteligência artificial.
Um novo desafio que se soma à realidade do setor é o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O gigante norte-americano é o principal destino para bens brasileiros com maior agregação de valor: as exportações industriais tiveram recorde de US$ 31,6 bilhões no ano passado.

