By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: PCC e CV deveriam ser classificados como terroristas? Especialistas avaliam 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > PCC e CV deveriam ser classificados como terroristas? Especialistas avaliam 
outros

PCC e CV deveriam ser classificados como terroristas? Especialistas avaliam 

Última atualização: 7 de maio de 2025 19:06
Published 7 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

CNN ouviu três especialistas sobre qual seria classificação mais apropriada para as maiores facções criminosas do Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em PCC e CV deveriam ser classificados como terroristas? Especialistas avaliam no site CNN Brasil.  Brasil, -agencia-cnn-, Comando Vermelho, especialistas, Facções, Governo brasileiro, governo Trump, Organização Criminosa, PCC (Primeiro Comando da Capital), Terrorismo CNN Brasil

Contents
Leia MaisEntenda por que governo brasileiro não classifica PCC como terroristaEntenda por que os EUA querem que PCC seja classificado como terroristaPF mira lavagem de dinheiro ligada a tráfico em operação no RJ

Em uma reunião com o governo de Donald Trump, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil afirmaram que as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) não podem ser classificadas pela legislação do país como organizações terroristas.

As autoridades brasileiras explicaram aos norte-americanos que a atuação das facções não envolve crime de ódio ou religioso, mas sim a obtenção de lucro por meio do tráfico de armas e de drogas.

A CNN ouviu alguns especialistas sobre qual seria a classificação mais apropriada para essas organizações. O ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel José Vicente, explicou que a mobilização das estruturas de controle é permanente no crime organizado e apenas temporárias para o terrorismo.

No crime organizado os problemas são constantes, variados, presentes em praticamente todo o território nacional e desgastantes para as estruturas policiais e até políticas. A organização terrorista não tem interesse em dominar e/ou permanecer em territórios como ocorre em várias modalidades do crime organizado.


Coronel José Vicente

O Coronel ressalta que, diferente do crime organizado, a organização terrorista produz ataques para alarmar a população e chamar atenção para sua causa, sem pretensão de ganhos financeiros contínuos.

“Temos elevado grau de expansão territorial com permanência e controle armado em muitos territórios, influência extensa em presídios e crimes urbanos variados, cooptação de agentes públicos, invasão em negócios regulares para lavagem de dinheiro e novas fontes de lucros, além de crescentes conexões com máfias internacionais”, explica ao analisar a atuação das facções no Brasil.

Coronel Fernandes, professor de ciência política do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar de São Paulo, diz que é possível enxergar semelhanças com o terrorismo em ações antigas das facções. “Os ataques do PCC em 2006 visavam atingir o estado, com fundamento político, utilizando táticas de guerrilhas e terroristas”. Porém, ele afirma que, de acordo com a definição da Lei Antiterrorismo, não é possível enquadrar as organizações dessa forma.

O Artigo 2 da Lei 13.260/2016 define que “o terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.

O professor da PMESP afirma que a lei brasileira é incipiente e que outras questões deveriam ser consideradas para classificar o terrorismo. “O modus operandi é semelhante: escolhe alvos, tem natureza indiscriminada, imprevisibilidade, arbitrariedade, gravidade, gerando insegurança e medo e pelo caráter amoral das ações”.

Leia Mais

  • Entenda por que governo brasileiro não classifica PCC como terrorista

    Entenda por que governo brasileiro não classifica PCC como terrorista

  • Entenda por que os EUA querem que PCC seja classificado como terrorista

    Entenda por que os EUA querem que PCC seja classificado como terrorista

  • PF mira lavagem de dinheiro ligada a tráfico em operação no RJ

    PF mira lavagem de dinheiro ligada a tráfico em operação no RJ

Apesar da constância de confrontos entre a polícia e criminosos em comunidades no Rio de Janeiro, o especialista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rafael Alcadipani, enfatiza que, pela definição legal, as facções brasileiras não são terroristas. “Terrorismo envolve crimes de natureza ideológica, ódio ou religiosos. Porém, de fato, as facções praticam atos de terror, como assistimos no Rio de Janeiro”.

Os especialistas ainda citam que uma mudança na classificação das organizações criminosas poderia gerar impactos negativos ao Brasil. “Iria fragilizar o país, podendo acarretar em sanções, problemas no sistema bancário e até ações militares dos Estados Unidos em território brasileiro. Não seria algo adequado”, afirma Alcadipani.

Segundo o Coronel Fernandes, setores da economia também poderiam ser prejudicados. “A presença de uma organização terrorista pode afastar turistas, empresas e indústrias que poderiam entrar no Brasil, mas que evitam um ataque e um eventual prejuízo”.

“Classificar o PCC e o CV como organizações terroristas apenas ajudaria a agravar penas e os processos criminais“, pontua o Coronel José Vicente.

Ele defende que a legislação brasileira deveria tipificar condutas criminosas como terroristas. Ou, ao menos, dar um tratamento similar ao chamado “terrorismo criminal”, que são os atos de terror praticados pelas organizações criminosas.

“Seriam para os casos de ataques combinados que afetam gravemente atividades críticas, como transportes, funcionamento de hospitais, escolas, sedes de poder e unidades policiais, além de ataques a autoridades, fechamento de áreas públicas e uso de armas de guerra em ações criminosas”, explica o Coronel.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PCC e CV deveriam ser classificados como terroristas? Especialistas avaliam no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Otto Alencar põe freio no projeto de anistia: “não vai a lugar nenhum”

Aprovada pela sogra! Virginia e mãe de Vini Jr caem no samba e curtem noitada juntas; ASSISTA

Filha de Faustão atualiza estado de saúde do pai: “Eu sei o quanto ele foi importante”

Marinha do Brasil abre processo seletivo para mais de 20 vagas; confira

Moraes manda soltar réu do 8 de janeiro após PGR e defesa apontarem erro em decisão

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Danilo Gentili se irrita com influenciador que pediu foto em aeroporto e faz sugestão inusitada

27 de maio de 2025
Quando o Corinthians estreia na Libertadores 2025? Veja data 
PM apreende drogas e pistola após confronto com suspeitos na Região Metropolitana de Salvador
Gleisi Hoffmann conversa com prefeitos presos em bunker sobre resgate; Saiba detalhes
MP faz buscas contra integrantes de facções criminosas rivais em Búzios 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?