A Justiça tem reconhecido haver autonomia da prestação de serviço quando há um contrato regular e ausência de subordinação, mas ainda há certa resistência de parte dos magistrados. É o que mostram dados coletados pela professora Luciana Yeung, do Insper.
O novo episódio da série em videocast Novas Relações de Trabalho se baseia em dados como esses para responder algumas questões: quem presta serviços como empresa contribui menos para a previdência? E será que os tribunais realmente reconhecem vínculo em todos os casos? Pejotização é sinônimo de fraude?
O programa é produzido pelo Estúdio JOTA com patrocínio do CEDES.
Em seis capítulos, Nelson Mannrich, referência em Direito do Trabalho e professor da USP e Alessandra Boskovic, doutora em Direito pela PUC-RS, recebem outros grandes nomes diretamente envolvidos com o estudo dessas questões.
Neste episódio, a economista Luciana Yeung e o advogado Carlos Henrique de Oliveira são os entrevistados.
Os quatro primeiros programas já estão disponíveis tanto no YouTube quanto em outros tocadores de áudio. Ao longo das próximas semanas, novos episódios serão lançados sempre às terças-feiras.
Assista ao quarto episódio no YouTube
Os programas já estão disponíveis tanto no YouTube quanto em outros tocadores de áudio. Ao longo das próximas semanas, novos episódios serão lançados.
Ouça o quarto episódio no Spotify