Para 38% dos brasileiros, noticiário recente tem sido mais favorável à administração federal; levantamentou ouviu 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 19 e 22 de setembro Política, -agencia-cnn-, Governo Lula, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Pesquisa Ipespe CNN Brasil
A percepção sobre o noticiário envolvendo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhorou em relação a julho, de acordo com pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (25).
Foram ouvidas 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%.
Para 38% dos brasileiros, as notícias recentes sobre o governo Lula foram mais favoráveis. Ao mesmo tempo, 35% acreditam que elas foram mais desfavoráveis. Já na avaliação de 19%, as notícias foram neutras. Outros 7% não souberam ou não responderam acerca do tema (veja os detalhes no gráfico abaixo).
Os entrevistados também foram questionados a respeito de quais notícias recentes ouviram falar sobre o governo Lula na internet, nas redes sociais, na TV, nos jornais e no rádio. Cada pessoa ouvida pela pesquisa pôde escolher mais de uma resposta.
O instituto destacou que, devido ao momento de realização da pesquisa, o levantamento não captou a repercussão das manifestações do último domingo (21) nem o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Confira os resultados a seguir:
- Tarifaço de Trump: 9%
- Roubo do INSS: 5%
- Posicionamento de Lula sobre o tarifaço: 4%
- PEC da blindagem/Lula se posicionou contra: 4%
- Vale gás: 3%
- Programas sociais: 2%
- Condenação de Bolsonaro: 2%
- Redução de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00: 1%
- Queda do desemprego: 1%
- Área da saúde: 1%
- Aumento de impostos: 1%
- Inflação/Preços altos: 1%
- Bolsa Família: 1%
- Novos acordos comerciais: 1%
- Melhoria da economia: 1%
- Investimentos em energia solar: <0,5%
- Aumento do índice da aprovação de Lula: <0,5%
- COP30: <0,5%
- Aumento da luz: <0,5%
- Educação: <0,5%
- Minha Casa Minha vida: <0,5%
- Não sabe/Não respondeu: 64%