By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Perua Maverick: a história da raríssima station wagon V8 feita pela Souza Ramos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Perua Maverick: a história da raríssima station wagon V8 feita pela Souza Ramos
outros

Perua Maverick: a história da raríssima station wagon V8 feita pela Souza Ramos

Última atualização: 19 de outubro de 2025 11:27
Published 19 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Perua Maverick

Muito criativa, a concessionária paulistana Souza Ramos até hoje é lembrada pelas transformações que fazia nos Ford nos anos 80, em especial o furgão Ibiza e a cabine dupla Deserter, desenvolvidos a partir da picape F-1000. O sucesso dos dois contrastava com o fracasso de um de seus projetos mais interessantes, hoje muito disputado entre os colecionadores: a Perua Ford Maverick.

Acostumada com o sucesso da Belina, a autorizada sentiu a concorrência no encalço quando a GM apresentou a Caravan em 1975: a nova perua surgiu com todas as virtudes e qualidades do Opala, destacando-se pelo espaço interno e pela capacidade única de carregar até seis pessoas. Projetada pela Opel, a perua já era vendida na Alemanha desde 1967.

  • Relacionadas
  • ClássicosChevrolet Caravan SS é perua que leva tudo na esportiva1 fev 2025 – 11h02
  • NotíciasGrandes Brasileiros: Ford Belina Luxo Especial7 nov 2017 – 20h11
  • NotíciasFord Souza Ramos fecha as portas após 50 anos; relembre suas criações25 mar 2021 – 20h03

Era uma situação delicada para a Ford: apresentado para concorrer com o Opala em 1973, o Ford Maverick foi idealizado para ser um cupê econômico nos EUA, sem nenhuma proposta familiar.

Apertado, o espaço interno melhorou apenas na versão sedã, com quatro portas e 17 cm a mais no entre-eixos. Foi a partir dele que a Souza Ramos decidiu combater a Caravan, desenvolvendo uma perua exclusiva para o mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

A iniciativa repetia uma experiência de 1957, quando o empresário Gil de Souza Ramos era sócio da encarroçadora de ônibus carioca Carbrasa. Na época, a empresa havia desenvolvido uma perua com base no Volvo P445. Frente a um precedente tão bem-sucedido, a SR desenvolveu o primeiro protótipo da Perua Maverick em 1976, executado pela Sulamericana Carrocerias.

Perua Maverick

Continua após a publicidade

Aprovada pela Ford, a produção artesanal consistia em remover a tampa do porta-malas e o vidro traseiro e cortar as travessas diagonais que apoiavam o banco traseiro e parte do teto até a coluna B, central. A nova extensão do teto era ligada à coluna C (reconstruída) e à coluna D (nova), com reforços estruturais presentes também no assoalho do porta-malas: os 72 kg a mais sobre o eixo traseiro melhoravam tanto a estabilidade quanto a frenagem.

Fibra de vidro era usada na construção da porta traseira, fixada por dobradiças e sustentada por amortecedores a gás. O vão de abertura ia até o para-choque traseiro, obrigando o reposicionamento das lanternas traseiras (mais ao centro) e do bocal de combustível (na lateral direita). A transformação era executada em sedãs novos ou usados, com quatro ou oito cilindros: custava Cr$ 50 000 em 1978, enquanto o Maverick sedã básico custava Cr$ 107 300.

Apesar do preço alto, o resultado era bom: as quatro portas proporcionavam acesso inigualável e o porta-malas tinha 880 litros, acima dos 774 da Caravan. O banco traseiro era substituído por outro baseado no da Belina, com assento móvel e encosto basculante que se alinhava perfeitamente ao assoalho do porta-malas, estendendo o volume total para 1 530 litros.

Continua após a publicidade

Perua Maverick

O acabamento interno era digno da produção artesanal: o descansa-braço das portas traseiras era reduzido para não atrapalhar a movimentação do encosto do banco e as laterais do porta-malas recebiam placas de fibra de vidro, com revestimento de carpete no assoalho e caixas de roda. Capricho indispensável a uma perua que custava cerca de 33% a mais que sua principal concorrente.

O modelo das fotos pertence a Paul William Gregson, autor do livro Maverick – Um Ícone dos Anos 1970. “Transformada a partir de um sedã fabricado em 1976, é uma das raras unidades com motor V8, câmbio automático, ar-condicionado e direção hidráulica”, diz. Cara e com produção limitada a dez unidades mensais, a Perua Maverick sucumbiu também à modernidade da Belina II.

Continua após a publicidade

Apesar de ter só duas portas, a nova rival da Ford trazia estilo contemporâneo, porta-malas de 768 litros e baixo consumo. Não há números oficiais de produção, mas estima-se que abaixo de 100 unidades foram construídas, sendo que menos de 20 se encontram em perfeitas condições. A comodidade das quatro portas voltaria ao mercado nacional apenas em 1985, com o lançamento da VW Santana Quantum.

FICHA TÉCNICA
Motor V8, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no bloco, alimentação por carburador de corpo duplo
Cilindrada 4 950 cm³
Potência 197 cv (SAE) a 4 600 rpm
Torque 39,5 mkgf (SAE) a 2 400 rpm
Câmbio automático de 3 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 473,2 cm; largura, 179,1 cm; altura, 137,2 cm
Preço (março de 1978) Cr$ 50.000 (só a transformação)
Preço (atualizado) R$ 76.100 (IGP-DI / FGV)

 

Publicidade

You Might Also Like

A consignação em pagamento tributária pós EC 132/2023 e Lei Complementar 214/2025

Especialistas explicam por que CV e PCC não conseguem dominar o DF

Saiba como eram os bailes do CV no Alemão antes de megaoperação

Mãe que perdeu 3 filhas em incêndio tenta marcar psiquiatra há 1 ano

Como uma fazenda trava chegada de um bilionário polo chinês no Entorno

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Policial é desligada da corporação após dançar com uniforme; saiba detalhes

22 de agosto de 2025
Análise: Faixa de Gaza mostra impotência da governança global 
Uma nova mulher! Ana Castela surpreende ao aparecer com novo visual: “Dessa vez, eu quis ir mais além”
Ex-candidato a Prefeitura de Salvador queima bandeira dos EUA e imagem de Trump
Após perda de bebê, Tati Machado reflete sobre voltar a sorrir: “Não tem sido fácil”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?