Levantamento exclusivo da Scanntech apontou que cenário eliminou pico de vendas do período
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: Black Friday transforma movimento do varejo no Natal; entenda no site CNN Brasil. Negócios, Black Friday, CNN Brasil Money, Natal, Varejo CNN Brasil
As vendas no varejo apresentaram um desaquecimento no Natal de 2024, que foi impactado pelas promoções da Black Friday, segundo levantamento cedido pela Scanntech com exclusividade à CNN.
Até o dia 21 de dezembro a queda foi de 3,8%, o que eliminou o pico de vendas normalmente registrado no período.
Entre os dias 26 e 31 de dezembro, no período pós-Natal e de Réveillon, o estudo apontou que a retração foi ainda mais acentuada, de 6,6%.
Na comparação anual, a Scanntech avaliou que no ano de 2023, o Réveillon caiu em um domingo, o que fez com que minimizasse os impactos negativos.
Já em 2024, o último domingo do ano aconteceu no dia 29 e, a combinação de um dia mais fraco somado a um efeito residual da Black Friday, resultou em um desempenho abaixo do esperado para o varejo.
As categorias que impulsionaram as vendas na última semana de novembro, como cerveja, leite, açúcar, arroz e sabão, apresentaram quedas significativas em dezembro.
No período natalino, entre os dias 22 e 25 de dezembro, a pesquisa pontuou que as perdas foram ainda mais marcantes, com destaque para as bebidas (-17,2%) e perfumaria (-18,3%).
A mercearia básica também sofreu um recuo expressivo, ficando em terceiro lugar no ranking negativo, com queda de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mínimo tem alta real, mas poder de compra seguirá estagnado até 2026
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: Black Friday transforma movimento do varejo no Natal; entenda no site CNN Brasil.