Conteúdo exclusivo: Levantamento mostra queda na aprovação do presidente e vantagem do partido Democrata, embora menor que em 2017, para as eleições de meio de mandato Internacional, -traducao-ia-, Donald Trump, Eleições, Estados Unidos, Partido Democrata CNN Brasil
A um ano das eleições legislativas dos Estados Unidos, uma nova pesquisa da CNN realizada pelo SSRS indicou que a taxa de aprovação de Donald Trump está em 37%, a pior de seu segundo mandato.
Essa taxa é aproximadamente equivalente aos 36% de aprovação registrados no mesmo período do primeiro mandato do republicano, em 2017.
A taxa de desaprovação, em 63%, é numericamente a mais alta dos dois mandatos, um ponto acima do pior nível registrado anteriormente, de 62%, quando ele deixou o cargo em janeiro de 2021.
A média da “Pesquisa das Pesquisas” da CNN, que coloca a aprovação de Trump alguns pontos acima, em 41%, até o domingo (2), mostra tendência similar desde janeiro.
A aprovação do presidente caiu entre todas as linhas partidárias e demográficas desde junho nas pesquisas da CNN.
O Partido Democrata, por sua vez, mantém uma considerável vantagem em termos de entusiasmo do eleitorado, enquanto as avaliações de Trump continuam em queda no território negativo, segundo o levantamento.
Entretanto, o cenário atual não é igual ao de 2017, um ano antes da eleição que garantiu aos democratas o controle da Câmara dos EUA durante o primeiro mandato de Donald Trump.
Naquela ocasião, os democratas tinham 11 pontos percentuais de vantagem entre eleitores registrados para a disputa legislativa. Hoje, a vantagem é bem menor, de cinco pontos percentuais.
E a avaliação favorável do partido permanece próxima das mínimas históricas, como tem sido durante este ano, oito pontos abaixo do patamar registrado no primeiro ano do republicano no cargo.
Metodologia
A pesquisa da CNN foi realizada pela SSRS online e por telefone de 27 a 30 de outubro entre uma amostra nacional aleatória de 1.245 adultos, incluindo 954 eleitores registrados.
Os resultados para a amostra completa têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.
A margem de erro é de mais ou menos 3,6 pontos para resultados entre eleitores registrados.

