By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Pesquisa: fidelização impulsiona alta das franquias de alimentação em 2024 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Pesquisa: fidelização impulsiona alta das franquias de alimentação em 2024 
outros

Pesquisa: fidelização impulsiona alta das franquias de alimentação em 2024 

Última atualização: 15 de julho de 2025 14:55
Published 15 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O movimento acompanha os bons resultados do setor. Segundo a ABF, 84% das franquias de alimentação registraram crescimento no faturamento em 2024 e 91% tiveram lucro  Agro CNN Brasil

Contents
Leia mais:Mundo pode perder até US$ 39 trilhões com desaparecimento de áreas úmidasCurso on-line 100% gratuito ensina a planejar estudos para o EnemOMC: Comércio de mercadorias cresce mais do que o esperado no 1º triDelivery ganha tração

Os programas de fidelidade se consolidaram como um dos principais motores de crescimento das redes de alimentação no Brasil em 2024. É o que mostram os dados da 14ª Pesquisa Anual Setorial de Foodservice da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a GALUNION, obtidas em primeira mão pela CNN.

O levantamento aponta que 86% das marcas consideram a estratégia essencial e 69% já operam com programas ativos, sendo que a maioria (68%) opta por modelos próprios. A aposta no vínculo direto com o consumidor aparece junto ao avanço de tecnologias de relacionamento: 91% das redes devem investir em marketing, fidelização e sistemas como CRM e menuboards digitais em 2025.

O movimento acompanha os bons resultados do setor. Segundo a ABF, 84% das franquias de alimentação registraram crescimento no faturamento em 2024 e 91% tiveram lucro. Em dois terços dos casos, o lucro foi superior a 10%, e em quase um terço, acima de 15%.

Além disso, a taxa de fechamento foi de apenas 5% em 2024. Os dados mostram que o franchising de alimentação demonstrou resiliência acima da média do setor. Apenas 3% das unidades passaram por repasse e, nos casos de encerramento, 51% envolveram de uma a três lojas, indicando uma movimentação pontual.

“O portfólio também se adapta às novas demandas do consumidor. Aqui, 51% planejam lançar produtos mais econômicos e 45% apostam em opções com apelo de saúde, evidenciando um mercado atento tanto ao cenário econômico quanto às preferências alimentares mais conscientes”, afirma Simone Galante, CEO da GALUNION.

Leia mais:

  • Mundo pode perder até US$ 39 trilhões com desaparecimento de áreas úmidas

    Mundo pode perder até US$ 39 trilhões com desaparecimento de áreas úmidas

  • Curso on-line 100% gratuito ensina a planejar estudos para o Enem

    Curso on-line 100% gratuito ensina a planejar estudos para o Enem

  • OMC: Comércio de mercadorias cresce mais do que o esperado no 1º tri

    OMC: Comércio de mercadorias cresce mais do que o esperado no 1º tri

Para ela, os programas de fidelidade reforçam esse esforço de aproximação. “As marcas querem mais recorrência e relacionamento, e por isso criam soluções próprias que valorizam a experiência individual do cliente”, pontua.

No ano passado, o setor teve alta de 15,6% no faturamento e crescimento de 3% no número de unidades. O tíquete médio chegou a R$ 63,53. A tendência de expansão em 2025 é marcada por lojas menores, cardápios mais simples e uso intensivo de dados para personalização da oferta.

Delivery ganha tração

A consolidação do delivery como canal estratégico também contribui para o fortalecimento da relação com o consumidor. De acordo com a pesquisa, 90% das redes já atuam com entregas e, dessas, 85% cobram taxa — sinal de amadurecimento do canal e controle mais rigoroso de custos.

O modelo de captação de pedidos é dividido entre plataformas terceirizadas, como iFood e Rappi, e sistemas híbridos, que combinam canais próprios com marketplaces.

“Isso mostra um amadurecimento do canal, com maior controle de custos e valorização do serviço”, afirma Bruno Gorodicht, coordenador da Comissão de Alimentação da ABF. Ele destaca que, mesmo sem ser a principal fonte de receita, o delivery já tem peso: em 58% das redes, representa até 15% do faturamento, e em 20% das marcas, esse percentual passa dos 30%.

Lojas mais enxutas e cardápios simples devem liderar expansão em 2025

Outro movimento que reforça a estratégia de fidelização e eficiência é a expansão com lojas menores e menus simplificados. Segundo a pesquisa, 52% das redes pretendem crescer com unidades de cardápio reduzido e 45% planejam abrir pontos em locais não tradicionais, como hospitais, universidades e terminais de transporte. A profissionalização também entra na pauta: 52% querem crescer com multifranqueados.

“A maior sofisticação e variedade da oferta culinária, com inovações e produtos sazonais, é outro movimento a ser observado”, observa Gorodicht. As ações previstas para 2025 incluem lançamentos de produtos por tempo limitado em 81% das marcas e itens mais baratos (51%) ou com apelo de saúde (45%).

 

You Might Also Like

Devedor contumaz: necessária regulamentação e jurisprudência de STJ e STF

OpenAI na mira da imprensa

Julgamento de Bolsonaro é retomado nesta terça, com voto de Moraes

O que esperar do novo ECA Digital no Brasil?

PSA e financiamento climático: o elo para escalonar boas práticas no agro

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Filipe Luís rasga elogios ao Bayern após eliminação do Flamengo no Mundial 

29 de junho de 2025
Senhora do Destino: mãe é presa por vender bebê para outra mulher
Entenda se dia 28 de julho é feriado 
Mundial de Clubes: veja memes do “chocolate” do PSG pra cima do Real Madrid 
Marido de Sasha diz que tem estoque de teste de gravidez em casa 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?