Ferramentas de IA capazes de gerar músicas levantam questões de direitos autorais Entretenimento, -agencia-reuters-, Deezer, Inteligência Artificial, Música CNN Brasil
Uma pesquisa da Deezer–Ipsos divulgada nesta quarta-feira (12) mostrou que surpreendentes 97% dos ouvintes não conseguem distinguir entre músicas compostas por inteligência artificial e por humanos, ressaltando a crescente preocupação de que a IA possa subverter a forma como a música é criada, consumida e monetizada.
Os resultados da pesquisa, para a qual a Ipsos entrevistou 9.000 participantes em oito países, incluindo EUA, Reino Unido e França, destacam as crescentes preocupações éticas na indústria musical, já que ferramentas de IA capazes de gerar músicas levantam questões de direitos autorais e ameaçam o sustento dos artistas.
O estudo também mostrou que a maioria dos ouvintes deseja rotulagem clara nas músicas geradas por IA, disse a plataforma de streaming de música Deezer.
A pesquisa descobriu que 73% dos entrevistados apoiam a divulgação quando faixas geradas por IA são recomendadas, 45% buscam opções de filtragem e 40% disseram que pulariam inteiramente as músicas geradas por IA. Cerca de 71% expressaram surpresa por sua incapacidade de distinguir entre faixas feitas por humanos e sintéticas.
A Deezer, que tem 9,7 milhões de assinantes, viu o envio diário de músicas de IA subir para mais de 50.000 — cerca de um terço do total de uploads, um aumento acentuado em relação aos 18% em abril. A plataforma introduziu a marcação e excluiu faixas produzidas por IA de playlists editoriais e recomendações algorítmicas para promover a transparência.
“Acreditamos firmemente que a criatividade é gerada por seres humanos, e eles devem ser protegidos”, disse o CEO da Deezer, Alexis Lanternier, à Reuters, pedindo transparência.
Lanternier observou a complexidade de implementar estruturas de pagamento diferenciais para a música de IA, afirmando que uma “mudança maciça” nas políticas de remuneração continua sendo um desafio. A Deezer também começou a excluir streams falsos dos pagamentos de royalties.
O problema ganhou atenção no início deste ano quando a banda de IA “The Velvet Sundown” atraiu um milhão de ouvintes mensais no Spotify antes que suas origens sintéticas fossem expostas.
Recentemente, a Universal Music Group fechou um acordo em um caso de direitos autorais com a empresa de música de IA Udio. Embora os termos financeiros não tenham sido divulgados, as partes planejam lançar uma plataforma de criação musical alimentada por IA em 2026, usando música licenciada para treinar a ferramenta.
Na terça-feira, um tribunal de Munique decidiu que o ChatGPT da OpenAI violou as leis de direitos autorais alemãs ao reproduzir letras de músicas, uma decisão que a empresa disse que pode apelar.
As atitudes dos consumidores em relação à IA na mídia continuam mistas. Uma pesquisa de maio da Luminate descobriu que a maioria do público dos EUA estava indiferente ou aceitava o uso de IA em tarefas de cinema, como efeitos visuais, mas se mostrava cética em relação a roteiros escritos por IA ou atores sintéticos.
Google revela ferramentas para gerar música e imagens por IA; conheça

