Investimento nas unidades da Bahia e Sergipe foram feitos para retomada da produção, que ocorre neste mês Agro, Agronegócio, CNN Brasil Money CNN Brasil
As fábricas de fertilizantes nitrogenados (FAFEN) da Petrobras em Sergipe e na Bahia retomaram a produção neste mês de janeiro, segundo informou a companhia. As duas unidades produzirão amônia, ureia e ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), com investimentos iniciais de R$ 38 milhões em cada fábrica.
Em Sergipe, a unidade localizada em Laranjeiras iniciou a produção de amônia em 31 de dezembro e começou a produzir ureia no dia 3 de janeiro. Na Bahia, a fábrica situada em Camaçari concluiu o processo de manutenção no mês anterior e entrou na fase de comissionamento de partida, com previsão de início da produção de ureia até o fim de janeiro.
A FAFEN de Sergipe tem capacidade para produzir 1.800 toneladas de ureia por dia, o que corresponde a cerca de 7% do mercado nacional. Já a unidade da Bahia pode produzir até 1.300 toneladas diárias, volume equivalente a aproximadamente 5% do mercado brasileiro. A operação da FAFEN-BA inclui os terminais marítimos de amônia e ureia localizados no Porto de Aratu, em Candeias.
“As duas FAFENs, juntamente com a Araucária Nitrogenados S.A (ANSA), outra fábrica nacional de fertilizantes da Petrobras, instalada no Paraná, responderão por 20% de toda a demanda de ureia do Brasil. A nossa expectativa é elevar a produção nacional para 35% nos próximos anos, com uma nova planta em construção no Mato Grosso do Sul”, estima o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.
A produção das FAFENs é destinada principalmente ao agronegócio, com fornecimento de ureia para fertilização e alimentação de ruminantes. Os produtos também atendem setores industriais, como os de têxteis, tintas e papel e celulose. Além disso, as unidades produzirão ARLA 32, utilizado na redução de emissões de veículos a diesel.
Ainda segundo a Petrobras, o processo produtivo utiliza gás natural como principal matéria-prima, insumo que também é empregado na produção nacional da companhia.

