By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: PF aponta coordenação de Braga Netto na tentativa de golpe desde o início das investigações 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > PF aponta coordenação de Braga Netto na tentativa de golpe desde o início das investigações 
outros

PF aponta coordenação de Braga Netto na tentativa de golpe desde o início das investigações 

Última atualização: 14 de dezembro de 2024 15:31
Published 14 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

As primeiras apurações apontavam para o envolvimento do militar na articulação política da trama golpista, inclusive, com planos e confecções de documentos
Este conteúdo foi originalmente publicado em PF aponta coordenação de Braga Netto na tentativa de golpe desde o início das investigações no site CNN Brasil.  Política, Alexandre de Moraes, Braga Netto preso, Golpe de Estado, Jair Bolsonaro, Operação Contragolpe, Punhal Verde e Amarelo, tentativa de golpe CNN Brasil

Contents
Leia MaisBraga Netto ficará detido em sede militar que já comandouSaiba quem é Walter Braga Netto, ex-ministro preso neste sábadoMauro Cid: Braga Netto entregou dinheiro a “kid preto” em sacola de vinho

A Polícia Federal (PF) apontava indícios do papel do general da reserva do Exército Walter Braga Netto na coordenação da tentativa de golpe desde o início das investigações.

As primeiras apurações apontavam para o envolvimento do militar na articulação política para tentativa de golpe, inclusive, com planos e confecções de documentos.

Braga Netto também coordenou militares golpistas, incentivou ataques por meio das milícias digitais e com as últimas revelações, também foi apontado como financiador ao ter entregado uma sacola com dinheiro a um “kid preto”.

O ex-ministro e vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, foi preso neste sábado (14) suspeito de tentar obter dados da delegação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Na decisão que determinou a prisão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, argumentou que os desdobramentos da investigação revelaram “verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento” de Braga Netto nos planos golpistas.

A liderança do general no planejamento de um golpe de Estado surgiu já na operação Tempo da Verdade, deflagrada em fevereiro de 2024.

Na época, investigadores relataram à CNN que o ex-ministro atuava nas frentes “política, militar e de milícia digital” para o golpe.

As perícias iniciais nos materiais apreendidos revelaram um documento com mensagem encaminhada do celular do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, para o então ministro da Casa Civil, no início de novembro de 2022.

A mensagem, segundo a PF na época, seria uma minuta “aparentemente assinada por representante de partido político”. Contudo, foi encaminhada com o título “bolsonaro min defesa 06.11-semifinal.docx” para Braga Netto.

Leia Mais

  • Braga Netto ficará detido em sede militar que já comandou

    Braga Netto ficará detido em sede militar que já comandou

  • Saiba quem é Walter Braga Netto, ex-ministro preso neste sábado

    Saiba quem é Walter Braga Netto, ex-ministro preso neste sábado

  • Mauro Cid: Braga Netto entregou dinheiro a “kid preto” em sacola de vinho

    Mauro Cid: Braga Netto entregou dinheiro a “kid preto” em sacola de vinho

Um trecho do texto diz que “novos dados sobrevieram pondo em discussão a higidez do elo entre a manifestação do eleitor e o voto apurado na urna eletrônica”.

Os depoimentos dos comandantes dos ex-comandantes da Aeronáutica, Carlos Baptista Junior, e do Exército, Marco Antonio Freire Gomes também comprometeram Braga Netto.

Baptista Junior, em depoimento prestado à PF, disse que viu com “preocupação” a presença de Braga Netto ao lado de Bolsonaro durante o discurso no Palácio da Alvorada. O ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) disse aos investigadores que, na ocasião, entendeu “que eles iriam continuar a tentar uma ruptura institucional”.

Ao longo das apurações, os investigadores também conseguiram destrinchar a reunião na casa do general em novembro de 2022.

O encontro foi confirmado por Cid. De acordo com a PF, nesse encontro foi discutido o plano “Punhal Verde e Amarelo” que tinha como objetivo a prisão do ministro Alexandre de Moraes e os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB).

A reunião ficou explicitada após a deflagração da Operação Contragolpe em novembro deste ano. A PF cumpriu mandados de prisão contra militares que participaram do plano.

Na época, a PF avaliava que não havia elementos para a prisão do ex-ministro.

Entretanto, novos depoimentos de Cid ao STF e à PF, além de documentos apreendidos com o assessor de Braga Netto, coronel Peregrino, desencadearam o pedido de prisão.

Na própria decisão, Moraes aponta que à PF, Cid disse em novembro que após a soltura, Braga Netto tentou saber o que ele tinha falado aos investigadores.

Na audiência no STF, também no mesmo mês, o ex-ajudante de ordens contou sobre a entrega de dinheiro para realização de operação golpista.

De acordo com integrantes da PF, o cumprimento do mandado de prisão foi “tranquilo”. O general está preso no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro (RJ).

A CNN procurou a defesa de Walter Braga Netto e até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF aponta coordenação de Braga Netto na tentativa de golpe desde o início das investigações no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Metanol, crimes de sistema e a urgência de uma constituição da Terra

Corrida de reabertura do Autódromo de Brasília terá entrada gratuita

São 170 vagas! Empresa de ônibus oferece oportunidades de empregos em Salvador

STF tem maioria contra reajuste por idade em planos de saúde antigos

Rui Costa ataca Bolsonaro em evento na Bahia: “Não mexeu uma palha”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ultraprocessados podem dificultar luta do corpo contra células de câncer 

11 de dezembro de 2024
Veja duelos das oitavas e calendário da Copa Sul-Americana até a final 
São João: Município baiano gasta R$ 5 milhões dos recursos municipais em atrações juninas
Vozes por trás de “Guerreiras do K-Pop” serão apresentadoras do VMA 2025 
Ouro fecha em queda de 2,8%, com realização de lucros 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?