Principal hipótese apurada em análise inicial é que incêndio tenha começado em um gerador Política, -agencia-cnn-, Brasília, COP30, Incêndio, PF (Polícia Federal) CNN Brasil
A PF (Polícia Federal) enviou na manhã desta sexta-feira (21) três peritos para apurar as causas do incêndio na COP30 e fazer laudo com a conclusão.
São peritos do INC (Instituto Nacional de Criminalística), em Brasília, e de Minas Gerais.
Uma perícia inicial foi feita na quinta-feira (20), quando ocorreu o incêndio, para preservar o local e realizar imagens. A equipe que chega analisa as imagens e os objetos preservados do incêndio.
A linha de investigação neste momento tem a principal hipótese de que um gerador foi a causa inicial do incêndio. O laudo da PF vai fazer essa constatação.
Os peritos enviados a Belém (PA) são especializados em incêndios. Já participaram de esclarecimentos dos incêndios da Pinacoteca, em São Paulo, Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártida, em 2012. Esse último incêndio destruiu aproximadamente 70% da estação de pesquisa.
A CNN Brasil mostrou que na investigação aberta pela PF serão ouvidas testemunhas, como integrantes do pavilhão que pegou fogo e dos pavilhões laterais.

