Vítimas eram orientadas a pedir refúgio no Brasil e, depois, eram levadas por rotas terrestres e marítimas até a fronteira mexicana, de onde ingressavam clandestinamente em território estadunidense Distrito Federal, -agencia-cnn-, Contrabando, Migrantes, Operação PF, PF (Polícia Federal) CNN Brasil
A PF (Polícia Federal) realizou uma operação contra uma organização criminosa transnacional especializada no contrabando de migrantes, na manhã desta quarta-feira (19), em Brasília (DF). Segundo as investigações, o esquema tinha ramificações no Brasil e conexões com países como Paquistão, Afeganistão, México e Estados Unidos.
A investigação, que contou com a cooperação de agências internacionais, apontou a existência de uma célula criminosa atuante em Brasília e responsável por facilitar a entrada ilegal de migrantes que vinham do sul da Ásia nos Estados Unidos.
Segundo a polícia, os migrantes eram orientados a pedir refúgio no Brasil e, posteriormente, conduzidos por rotas terrestres e marítimas até a fronteira mexicana, de onde ingressavam clandestinamente no território estadunidense.
Na ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bloqueio e sequestro de bens, além da prisão temporária do principal investigado do esquema, todos no Distrito Federal.
Além dos mandados, também houve a apreensão de passaportes e a restrição de deslocamento das pessoas investigadas. Ao todo, a Justiça Federal autorizou o bloqueio de ativos financeiros, imóveis, veículos, embarcações, aeronaves e criptoativos que somam um valor estimado de R$ 5,94 milhões.

