Gestores da autarquia são investigados; operação cumpre ordens judicias na manhã desta terça-feira (18), na capital gaúcha Rio Grande do Sul, -agencia-cnn-, Operação, PF (Polícia Federal), Porto Alegre CNN Brasil
Uma operação da PF (Polícia Federal), nesta terça-feira (18), busca reprimir desvios de recursos públicos do Conselho Regional de Química da 5ª Região em Porto Alegre (RS). A investigação apurou o desvio de, pelo menos, R$ 2 milhões.
De acordo com a PF, foi apurado que o Conselho transferia grandes quantias de verbas públicas para pessoas jurídicas. Posteriormente, os mesmos valores eram novamente transferidos para contas de pessoas físicas, vinculadas à gestão da Conselho.
Os gestores do Conselho, conforme a PF, utilizavam um sindicato, uma associação e uma instituição sem fins lucrativos para realizar os desvios.
A ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão, sequestro de três veículos, indisponibilidade de um imóvel, três suspensões do exercício da função pública, bem como a proibição de acesso ou frequência à sede da autarquia federal.
As buscas buscam identificar outros elementos de prova e informação, além de apurar desvios ainda não detectados. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

