Operação flagrou extração ilegal de madeira em Santarém, com apreensão de máquinas, armas ambientais e caminhão carregado com madeira Pará, Polícia Federal CNN Brasil
A Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante por desmatamento ilegal durante uma operação realizada no domingo (29) no Projeto de Assentamento Chapadão, na Gleba Federal Pacoval, zona rural de Santarém, no oeste do Pará.
A ação foi divulgada nesta segunda-feira (30) e integra os esforços de combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal.
No local, os agentes federais encontraram uma estrutura organizada para extração ilegal de madeira, com apreensão de um veículo tipo Skidder, equipamento usado para arrastar toras em áreas de exploração.
Brasil é o segundo país que mais mata defensores da terra
Além disso, motosserras, toras de madeira e um caminhão escondido na mata, já carregado com madeira serrada também foram apreendidos. As evidências indicam a prática sistemática do crime.
Os quatro indivíduos presos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém, onde foram autuados por crimes ambientais e por envolvimento na extração e transporte ilegal de produtos florestais.
A operação também apreendeu armas ambientais, reforçando o caráter criminoso e organizado da atividade.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações seguem para identificar financiadores e receptadores da madeira extraída, além de apurar possíveis conexões com outros crimes ambientais na região.
A ação faz parte de uma série de operações voltadas a conter o avanço do desmatamento em terras públicas federais e proteger áreas como os projetos de assentamento rural, que têm sido alvo frequente de grileiros e madeireiros ilegais.