Assim como Elon Musk, outro bilionário da tecnologia passou a investir nos carros. Desta vez, Jeff Bezos, o dono da Amazon, resolveu fornecer financiamento para a Slate, uma startup americana focada em uma única picape elétrica de baixo custo (que dispensa até rádio e vidros elétricos), mas com alto nível de personalização (podendo virar um SUV ou um conversível). O modelo teve seus primeiros detalhes e imagens revelados.
O preço inicial da picape foi definido para US$ 28.000, algo em torno de R$ 160.000 em conversão direta, mas pode ser reduzido para US$ 20.500 (R$ 116.500, em conversão direta) com os incentivos federais dos Estados Unidos. Os pedidos já podem ser feitos mediante sinal de US$ 50 (sim, cerca de R$ 290) e as entregas estão previstas para iniciar no final de 2026. A estimativa de produção é de 150.000 unidades por ano.

O que movimentará os negócios da Slate será a alta gama de personalização da Slate Truck, definida pela empresa como uma “lousa em branco”. A começar pela carroceria, que terá 4,4 m de comprimento, 2,76 m de entre-eixos e 1,78 m de largura, e nascerá como uma picape, mas poderá ser transformada em um SUV de cinco lugares (mas duas portas), ou até em um conversível.
Caso o cliente queira outra cor além de cinza, será necessário pagar por um envelopamento (que, segundo a empresa, leva apenas 30 minutos para ser feito). Também há opções diferentes de rodas, como acessórios. Além disso, os poucos itens de tecnologia disponíveis para a picape serão opcionais, como um sistema de alto-falantes bluetooth, já que, de série, não há sequer rádio, tela central ou vidros elétricos.

Entre os itens de série oferecidos estão faróis de led com facho alto automático, quadro de instrumentos digital (mas simples), ar-condicionado e câmera de ré, além de um suporte para o celular (já que, como não tem rádio, o proprietário deve curtir músicas e utilizar o GPS do próprio aparelho).

Há, porém, um foco em segurança para alcançar nota máxima em crash-tests: a picape tem airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência.
Quanto à mecânica, a Slate Truck será equipada com motor elétrico traseiro de 204 cv e uma bateria de 52,7 kWh na versão mais básica, cuja promessa de autonomia é de 241 km. Na configuração mais cara, sem valor divulgado, a bateria será de 84,3 kWh, elevando o alcance projetado para 386 km. Ao menos para a bateria maior, a potência máxima de recarga será de 120 kW, com a promessa de ir de 20 a 80% de carga em 30 minutos.

A Slate trabalha em sigilo desde 2022 e já arrecadou aproximadamente US$ 111 milhões, algo em torno dos R$ 670 milhões. Entre os financiadores está Bezos, que não divulgou o montante aplicado e, diferentemente de Musk, não é o dono da empresa e não participa ativamente de decisões. O dono da Amazon também já fez aportes na Rivian.
