Nova modalidade de pagamentos é ideal para quem tem transferências recorrentes, como contas de luz, água, mensalidade escolar, academia ou serviços de internet e streaming Finanças, CNN Brasil Money, PIX CNN Brasil
O Pix Automático passa a ser disponibilizado aos brasileiros a partir desta segunda-feira (15), e a nova modalidade de pagamentos é ideal para quem tem transferências recorrentes, segundo o Banco Central.
A ideia é dar aos usuários uma nova possibilidade para pagamentos feitos com frequência, como em contas de luz, água, academia, escola, serviços de internet e de streamings, entre outros. O BC destaca que o serviço pode ajudar cerca de 60 milhões de brasileiros que não utilizam cartão de crédito.
Para habilitar as transferências, o pagador precisa autorizar a operação uma única vez, sem precisar fazer um novo pagamento a cada cobrança. Veja como:
Como habilitar o Pix Automático?
Os clientes podem habilitar o Pix Automático por meio do aplicativo do banco ou instituição financeira. Haverá no app um ícone destinado para a nova modalidade.
Após entrar na página, o usuário deve esclarecer qual é o tipo do pagamento recorrente que quer deixar agendado (a mensalidade da escola do filho, por exemplo) e conferir os dados de quem vai receber o montante, bem como a periodicidade e a data do débito. Em seguida basta realizar a autorização do Pix Automático.
A autorização do Pix Automático também pode ser concedida, combinada ou não a um pagamento, por meio da leitura de um QR Code ou de um Pix copia e cola, fornecidos pelo recebedor. Neste caso haverá um redirecionamento à página para a autorização do pagamento.
Esse é o caso das empresas que geram uma fatura para pagamento ou daquelas que exigem um pagamento imediato para a liberação de um serviço, que poderão oferecer o Pix Automático a seus clientes no mesmo QR Code do Pix usado para o pagamento da fatura ou do serviço.
Haverá alguma cobrança no Pix Automático?
A modalidade Pix Automático não será cobrada dos clientes pagadores do serviço ou produto. Por outro lado, haverá taxas para os bancos e as empresas que ofertarem esse meio de pagamento aos clientes por conta da prestação dos serviços entre eles.
É possível cancelar o Pix Automático?
Sim, é possível cancelar o Pix Automático. O cancelamento de uma autorização implica o cancelamento da recorrência e vice-versa. O cancelamento é imediato, mas, caso existam agendamentos pré-existentes com liquidação prevista para o mesmo dia, eles serão mantidos.
Após o cancelamento da recorrência, o usuário recebedor não pode mais enviar instruções de pagamento para futuros débitos.
Qual é a principal diferença entre o débito automático em conta e o Pix Automático?
O Pix Automático pode autorizar pagamentos 24 horas por dia, nos sete dias da semana, diferente do débito automático, que permite pagamentos apenas em dias úteis e com horários determinados individualmente por cada banco.
8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras