By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Pix, tarifas e etanol: Indústria oficializa resposta à investigação dos EUA 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Pix, tarifas e etanol: Indústria oficializa resposta à investigação dos EUA 
outros

Pix, tarifas e etanol: Indústria oficializa resposta à investigação dos EUA 

Última atualização: 18 de agosto de 2025 15:38
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Esta segunda-feira (18) é a data final para que fossem enviadas manifestações escritas na investigação do USTR  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Confederação Nacional da Indústria (CNI), guerra comercial EUA Brasil, Indústria, tarifaço de Trump, Tarifas 50% contra o Brasil CNN Brasil

Contents
Leia MaisPix e queda do desmatamento: como será a resposta do Brasil aos EUAAgro é guardião dos recursos naturais no Brasil, diz CNA aos EUAAnálise: Brasil promete resposta “robusta” aos EUA

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) protocolou nesta segunda-feira (18) uma resposta oficial à investigação aberta pelo USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) contra supostas “práticas desleais” do Brasil. A apuração é tida como base legal para o tarifaço.

Esta segunda-feira (18) é a data final para que fossem enviadas manifestações escritas na investigação do USTR. A apuração acontece em seis frentes. (confira abaixo)

1. Comércio digital e serviços eletrônicos de pagamento;
2. Tarifas preferenciais;
3. Enfraquecimento do combate à corrupção;
4. Propriedade intelectual;
5. Barreiras ao etanol americano;
6. Desmatamento ilegal

Leia Mais

  • Pix e queda do desmatamento: como será a resposta do Brasil aos EUA

    Pix e queda do desmatamento: como será a resposta do Brasil aos EUA

  • Agro é guardião dos recursos naturais no Brasil, diz CNA aos EUA

    Agro é guardião dos recursos naturais no Brasil, diz CNA aos EUA

  • Análise: Brasil promete resposta "robusta" aos EUA

    Análise: Brasil promete resposta “robusta” aos EUA

No documento de mais de vinte páginas, a CNI aborda cada uma das seis frentes. No primeiro dos tópicos, por exemplo, os industriais rebatem a acusação de que ferramentas de pagamentos do governo brasileiro — em referência ao Pix — estariam tirando espaço de produtos de companhias americanas.

“Não há evidência de que a introdução do Pix reduziu o uso de outras formas de pagamento, exceto por cheques e pagamentos em dinheiro. De fato, dados do Banco Central do Brasil mostram que o uso de cartões de débito e crédito cresceram nos últimos anos”, diz.

Segundo a CNI, na verdade a introdução do Pix ajudou a facilitar a compra de bens e serviços, incluindo importações dos Estados Unidos. “Assim, o Pix gera uma infraestrutura que gera mais benefício do que dano à competitividade e ganhos das companhias americanas”, indica.

Já com relação ao etanol, por exemplo, a CNI diz não acreditar que o Brasil adote “atos discriminatórios” com relação ao produto dos Estados Unidos que prejudiquem o comércio americano. Além disso, defende que os países “deveriam trabalhar juntos para abrir mercados estrangeiros para seus etanol e biocombustíveis”.

A carta assinada pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, rebate todas as seis frentes e ao final indica: “Os fatos discutidos acima mostram que nenhuma política adotada pelo Brasil prejudicou ou restringiu o comércio americano. Portanto, não haveria autorização para o USTR a impor tarifas ou outras ações contra o Brasil”.

Confira as respostas abaixo:

Comércio digital e serviços eletrônicos de pagamento;

Primeiro, o Brasil não adota atos, políticas ou práticas que prejudiquem a competitividade das empresas norte-americanas envolvidas no comércio digital e nos serviços de pagamento eletrônico. As leis brasileiras destacam a necessidade de criação responsável de conteúdo em plataformas sociais, bem como a proteção de dados pessoais.

Em muitos aspectos, as leis brasileiras são comparáveis às estratégias que diversos estados norte-americanos utilizam para equilibrar a inovação tecnológica e os fluxos livres de dados com os direitos individuais de privacidade.

Além disso, o sistema de pagamento eletrônico administrado pelo governo brasileiro não restringe nem onera as empresas dos EUA. O sistema Pix é semelhante ao FedNow, sistema de pagamentos instantâneos criado e implementado pelo Federal Reserve Board dos EUA.

Ao oferecer transações rápidas, seguras e de baixo custo, o Pix ampliou a inclusão financeira, reduziu a dependência do dinheiro em espécie e aumentou a eficiência no varejo e no comércio eletrônico, beneficiando as empresas dos EUA.

Tarifas preferenciais

Segundo, embora o Brasil conceda algumas preferências tarifárias ao México e à Índia, essas preferências foram implementadas em conformidade com acordos internacionais dos quais os EUA também fazem parte.

Mais importante ainda, outros mecanismos de comércio e aduana oferecem condições ainda mais favoráveis aos EUA.

O Brasil aplica uma tarifa efetiva média de apenas 2,7% sobre bens norte-americanos, enquanto as tarifas efetivas médias aplicadas a produtos indianos e mexicanos são de 4,7% e 3,2%, respectivamente.

Enfraquecimento do combate à corrupção

Terceiro, o Brasil mantém uma estrutura legal e institucional abrangente para o combate à corrupção. O Judiciário brasileiro permanece independente e imune a pressões políticas.

O Supremo Tribunal Federal anulou condenações que foram consideradas obtidas em violação aos direitos constitucionais e ao devido processo legal dos réus. As críticas a essas decisões judiciais isoladas não indicam fragilidades sistêmicas.

Pelo contrário, a garantia das salvaguardas constitucionais demonstra o compromisso do STF com o devido processo e com a preservação do Estado de Direito.

A melhoria contínua das políticas anticorrupção no Brasil promove um ambiente econômico estável, no qual as empresas competem com base no mérito.

Propriedade intelectual;

Quarto, o Brasil tomou medidas significativas de aplicação de direitos de propriedade intelectual, demonstrando um compromisso de longa data com a proteção desses direitos. Diversas políticas públicas têm como objetivo fortalecer o ecossistema de propriedade industrial e combater crimes como a pirataria e a falsificação.

Além disso, o Brasil conseguiu alcançar melhorias significativas no exame de patentes por meio de uma série de medidas institucionais e tecnológicas voltadas a aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços de propriedade industrial.

“O Brasil tem adotado medidas concretas em direção à sua meta de reduzir a média do tempo de análise de patentes para dois anos até 2026” e já reduziu esse tempo para 2,9 anos em 2025 – próximo ao tempo de processamento de patentes nos EUA e em outros países desenvolvidos.

Barreiras ao etanol americano;

Quinto, o Brasil não adota atos, políticas ou práticas irrazoáveis ou discriminatórias em relação ao etanol que onerem ou restrinjam o comércio dos EUA.

Como os dois maiores produtores globais de etanol, os EUA e o Brasil têm necessidade limitada de importações para suprir a demanda interna.

Os interesses de ambos os países em relação ao etanol concentram-se na promoção da expansão de seu uso, que é obrigatoriamente misturado à gasolina em seus respectivos territórios.

Desmatamento ilegal

Sexto, o Brasil não adotou atos, políticas ou práticas, incluindo eventuais falhas alegadas na aplicação de leis e regulamentos destinados a coibir o desmatamento ilegal, que prejudiquem a competitividade dos produtores norte-americanos de madeira e produtos agrícolas, ou que sejam irrazoáveis ou discriminatórios e onerem ou restrinjam o comércio dos EUA.

O Brasil fortaleceu suas leis ambientais, bem como sua aplicação, o que contribuiu para a redução das taxas de desmatamento.

O Brasil também possui um sistema robusto de controle para a produção e a comercialização de produtos florestais. As empresas em toda a cadeia de suprimentos devem obter licenças para o corte, transporte, armazenamento e venda de produtos florestais.

Petróleo, café e aeronaves: veja itens mais exportados pelo Brasil aos EUA

 

You Might Also Like

“Não é tão grave como MPF afirmou”, diz Carlos Muniz sobre investigação do Cine Excelsior

“Five Nights At Freddys”: conheça os livros do universo 

Juros futuros caem com dados da indústria e expectativa de corte do Fed 

STF vê recuo de Alcolumbre sobre Messias como aceno para negociação 

Com time alternativo, Brasil goleia Portugal no último amistoso do ano 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Análise: Isenção do IR levanta dúvidas sobre compensação da arrecadação 

24 de setembro de 2025
Presidente da CBF detalha implementação de impedimento semiautomático 
Saiba quem são os homens que confessaram ter sequestrado a nutricionista Tâmara Ferreira; veja foto
Na Sombra do Poder: Ratatouille tupiniquim
Israel x Irã: Xi Jinping liga para Putin e pede ajuda para “calma” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?