By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: PL entra com recurso contra decisão de Motta de rejeitar Eduardo como líder da minoria
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > PL entra com recurso contra decisão de Motta de rejeitar Eduardo como líder da minoria
outros

PL entra com recurso contra decisão de Motta de rejeitar Eduardo como líder da minoria

Última atualização: 23 de setembro de 2025 18:47
Published 23 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Deputados do Partido Liberal e da oposição protocolaram, nesta terça-feira (23/9), um recurso à Mesa Diretora da Câmara contra a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de rejeitar a indicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao cargo de líder da minoria. Os parlamentares insinuaram que a decisão de Motta teria sido influenciada por pressões relacionadas a sanções do governo norte-americano à esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasSóstenes associa suposto recuo de Motta a Moraes 

A indicação de Eduardo a líder da minoria havia sido uma manobra do Partido Liberal para tentar livrar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, de ter o mandato cassado por faltas. Na negativa, Motta seguiu parecer da Secretaria-Geral da Mesa (SGM) da Câmara que considerou a nomeação incompatível com a atividade parlamentar devido à ausência do deputado, fora do país desde fevereiro.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Os deputados do PL e aliados acusaram Motta de agir de forma “unilateral”, em desacordo com o regimento interno e com resolução da Mesa Diretora de 2015, que prevê líderes partidários e membros da Mesa Diretora “em razão da natureza de suas atribuições, não precisam registrar presença”.

O recurso é assinado por Sóstenes e pelos deputados Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição, e Caroline de Toni (PL-SC) – líder da minoria antes da transferência do cargo a Eduardo e que, na prática, após a negativa de Motta, retorna à função.

Não há prazo para que a Mesa avalie o recurso. Segundo os deputados, mesmo se não houver uma decisão, Eduardo será considerado líder pela oposição. “De fato, vale a decisão da bancada e o líder é Eduardo Bolsonaro, de fato. De direito, porque o presidente Hugo Motta erradamente indefere o nosso pedido, é ela [Caroline de Toni]”, disse Sóstenes. A oposição sustenta ainda que negar o pedido de homologação de Eduardo é um “precedente inédito” na Câmara e um ataque à autonomia partidária.

Segundo Sóstenes, o partido continuará a pressionar em defesa do parlamentar: “Nós do PL e da oposição não deixaremos um dos nossos soldados para trás, muito menos o deputado Eduardo Bolsonaro”, disse. “Não vamos aceitar pressões externa córpores para impedir o exercício do deputado Eduardo Bolsonaro eleito, que está aqui para representar os seus eleitores até o fim do seu mandato”.

Sóstenes associa suposto recuo de Motta a Moraes 

O líder do PL disse que na semana anterior à indicação de Eduardo Bolsonaro à função de líder, anunciada na última terça-feira (16/9), havia comunicado a Hugo Motta a decisão. De acordo com ele, o assunto também foi tratado em uma segunda reunião, nos dias seguintes, com a presença de Zucco. “Ela já tinha ciência. Ontem, depois da Magnitsky na esposa e no escritório do ministro Alexandre de Moraes, eu recebi uma ligação do presidente Hugo Motta falando que ele não poderia mais cumprir comigo o compromisso, que o tom ficou muito acima da média”, disse Sóstenes. Para ele, a postura de Motta, estaria associada a algum receio de retaliação. 

Sóstenes também disse ser “um equívoco” Motta afirmar que não havia sido comunicado sobre a saída de Eduardo. “Existem oito comunicados oficiais do deputado Eduardo Bolsonaro à presidência da casa. O primeiro, com data de 27 de fevereiro deste ano, 2025. E o último, com data de 18 de setembro de 2025”, afirmou.

Questionado se após a decisão o PL teria arrependido de ter apoiado a campanha de Motta à presidência da Câmara, Sóstenes pormenorizou: “O presidente Hugo, senta numa cadeira muito difícil, com apoio de todos os lados. É difícil estar nessa situação mesmo. Eu acho que o momento do Brasil é um momento muito grave, nós estamos com conflitos de instituições, com instituições que não respeitam a Constituição.

“Estar na cadeira do presidente do Motta, eu sempre me coloco em lugar do outro, não é fácil”, afirmou. “Na política, às vezes você avança, às vezes você recua, às vezes a gente erra, de uma parte ou de outra, e a gente tem a capacidade de dialogar e resolver os nossos problemas.”

You Might Also Like

VÍDEO: Mulher toca nas partes íntimas de Zé Felipe durante show

Trump vai ganhar o Prêmio Nobel da Paz de 2025? Entenda os desafios 

Homem é preso acusado de manter a mãe idosa em condições insalubres

Deolane ironiza Felca em publicação da filha: “Pegar cadeia”

Análise: pressão de Trump sobre Netanyahu é o que diferencia cessar-fogo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

João Fonseca em Roland Garros: horário e onde assistir à segunda rodada 

29 de maio de 2025
Ex-atacante do Vitória denuncia salários atrasados em time estrangeiro; confira
“Cada um tem que fazer sua parte neste momento”, diz presidente da UNICA 
Graciele Lacerda exibe corpo 16 dias após parto e surpreende; confira
Ronaldo Caiado volta a fazer campanha contra Lula na Bahia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?