Sigla busca alianças para definir estratégias e viabilizar aprovação
Este conteúdo foi originalmente publicado em PL prioriza anistia, mas ainda avalia apoio de outros partidos no site CNN Brasil. Política, Câmara dos Deputados, Partido Liberal (PL) CNN Brasil
A prioridade da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados é aprovar o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
No entanto, a sigla ainda avaliará o cenário político e o apoio de outros partidos, uma vez que, no momento, não há garantia de aprovação no plenário da Casa.
“A prioridade número 1 é o projeto de lei da anistia. Neste momento, avaliamos que ainda precisamos avançar em conversas com outros líderes para avaliar o momento certo desta votação”, declarou o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), após reunião dos deputados federais da sigla nesta terça-feira (4).
“Nós, sozinhos, não conseguimos ganhar. Vamos precisar de outras bancadas. Esse é o meu trabalho, para a gente medir o melhor momento para o projeto”, acrescentou.
Os deputados do PL também precisarão dialogar com o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a questão.
Embora a anistia seja a pauta principal, a incerteza em torno da aprovação pode fazer com que outros projetos ganhem prioridade na agenda do PL. Por exemplo, a proposta que muda regras da Lei da Ficha Limpa – se aprovada nos atuais moldes, poderia diminuir o tempo de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O PL também discute internamente quais comissões permanentes da Câmara pretende pleitear. Segundo Sóstenes, a presidência da Comissão de Segurança Pública foi “o principal clamor” da bancada.
Além disso, há interesse na liderança das comissões de Relações Exteriores e de Constituição e Justiça, assim como a relatoria do orçamento de 2026.
“Não abro mão dos meus direitos [como líder do PL para comissões]. […] Prioritariamente, não posso abrir mão de critérios que beneficiem o PL. Podemos batalhar por ter tudo o que o regimento nos garante”, disse Sóstenes.
O líder do PL informou que ainda discutirá o assunto com Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
A expectativa é que as comissões da Câmara voltem a funcionar a partir de março.
Este conteúdo foi originalmente publicado em PL prioriza anistia, mas ainda avalia apoio de outros partidos no site CNN Brasil.