Partidos da base do governo como PT, PSOL e Rede votaram contra tramitação da urgência da proposta que quer anistiar condenados do 8 de janeiro Política, -agencia-cnn-, anistia, Câmara dos Deputados, Partido Liberal (PL), PL da Anistia, PP (Partido Progressistas), PT (Partido dos Trabalhadores), Republicanos, União Brasil CNN Brasil
Quase toda a bancada do PL votou a favor do pedido de urgência para o PL da Anistia, projeto de lei que quer perdoar condenados aos ataques de 8 de janeiro. Dos 88 deputados do partido, 85 foram favoráveis ao texto, representando cerca de 96% do total. Outros três parlamentares não votaram.
O segundo partido com mais votos foi o União Brasil, com 49 votos dos 59 da bancada, representando 83%. Três deputados não registraram seus votos, um registrou abstenção e outros seis votaram contra a urgência.
A bancada do PP, formada por 50 congressistas, contou com o aceno positivo de 43 (86%) para aprovar o texto. Outros seis foram contrários e um não registrou voto.
O Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também votou em peso pela aprovação. Dos 45 deputados que a legenda tem na Casa, 40 votaram pela urgência (88%), enquanto um votou contra, um se absteve e dois se ausentaram da votação.
O próprio projeto de lei é de autoria do correligionário Marcelo Crivella (RJ). Crivella afirmou à CNN após votação acreditar que a versão “light” é mais “viável” para ser aprovada, mesmo sendo favorável a um perdão amplo, geral e irrestrito.
Dentre as legendas que votaram expressivamente pela mudança de regime do projeto, os últimos três — União, PP e Republicanos — possuem um espaço na Esplanada dos Ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Partidos de centro, como o MDB e o PSD, tiveram representações menores na aprovação. A sigla presidida por Baleia Rossi contou com 21 votos a favor (50%), 14 contra e duas abstenções, além da ausência de voto de cinco deputados. A bancada total do MDB é composta por 42 parlamentares.
Já a sigla de Gilberto Kassab, que se expressou abertamente favorável à anistia, contou com 28 votos pela urgência (62%), 12 contrários, nenhuma abstenção e cinco ausências. O partido tem 45 integrantes na Câmara.
Partidos da base votam contra
Na outra ponta, partidos aliados ao governo do presidente Lula votaram contra a tramitação de urgência para o PL da Anistia.
Nenhum deputado do PT, PSB, PDT, PV, PSOL, PCdoB e Rede votou a favor do requerimento.
Na prática, a urgência permite que a proposta “passe na frente” dos outros projetos da Câmara.
Após a sessão plenária, o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ), lamentou a aprovação e disse não acreditar em uma “pacificação” junto a parlamentares de oposição ao governo.

