By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Plano de Ação Climática de SP: fatores críticos de sucesso
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Plano de Ação Climática de SP: fatores críticos de sucesso
outros

Plano de Ação Climática de SP: fatores críticos de sucesso

Última atualização: 24 de agosto de 2025 05:00
Published 24 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Lidar com as mudanças climáticas é um imenso e intrincado desafio para a humanidade, do nível global ao local, e embora não se trate de nenhuma novidade, pois já sentimos literalmente na pele os efeitos dessa mudança e há muito tempo já está posto que nosso modo de viver compromete nossa qualidade de vida, o avanço do tema no campo da gestão pública é muito lento e a implementação das ações necessárias é cercada de complexidade.

Além disso, quando um assunto passa a ser continuamente exposto sem uma abordagem adequada, sem um conteúdo de boa qualidade, ele acaba por se desgastar, as pessoas acabam se tornando refratárias a ele, e as iniciativas para colocá-lo em evidência podem gerar o efeito contrário ao desejado, que era o de tornar o tema mais conhecido e acessível.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Há mais de uma década foi editada a lei que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/2009) e a Lei Municipal 14.933/2009, que instituiu em São Paulo política com mesmo foco. Mais recentemente, foi elaborado o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, o PlanClima[1], um grande passo, por concentrar a discussão do tema, propor os direcionamentos necessários à atuação da administração e traçar objetivos e metas concretos.

Contudo, a implementação de política pública desse porte, que se conecta a todas as demais políticas e cujo sucesso depende de uma mudança cultural muito grande da sociedade, continua a ser um enorme desafio e para superá-lo existem ao menos dois fatores críticos de sucesso: o engajamento da sociedade em uma atuação coordenada com o Estado e o monitoramento da execução do plano, para verificar constantemente se objetivos e metas traçados estão sendo atingidos ou se há necessidade de ajustes.

Trazer a discussão sobre as mudanças climáticas para o cotidiano das pessoas através da disseminação de informações e conscientização sobre o problema é essencial para buscar o engajamento da sociedade. Os estudos na área de políticas públicas demonstram que para lidar com questões complexas, em cenários que são afetados por múltiplos fatores e especialmente quando presente alta vulnerabilidade social é fundamental envolver as pessoas afetadas na busca e implementação de soluções para o problema que estiver em foco.

Nas questões relacionadas à gestão de riscos e desastres, por exemplo, a integração da comunidade no processo traz contribuição importante não só para aprimorar o diagnóstico como também fortalece o processo participativo (Nogueira et al, 2022)[2].

Desta forma, para o sucesso do PlanClima é fundamental uma boa comunicação do governo, incluindo campanhas permanentes de conscientização pautadas pela lógica da comunicação clara, objetiva, concisa e simples, para efetivamente gerar conhecimento e mobilização.

O plano andou bem ao concentrar ações com esse foco nos equipamentos de educação devido à capilaridade destes, prevendo ações como inclusão do tema no currículo escolar, capacitação de professores e elaboração do programa municipal de educação ambiental.

Igualmente andou bem ao tentar desconstruir a ideia de que ações individuais de nada adiantam em face da dimensão do problema das mudanças climáticas, estimulando atitudes sustentáveis em quatro eixos: i) consumir de maneira diferente; ii) circular na cidade por outros modos; iii) adaptar-se para os impactos da mudança do clima; e, iv) informar-se e acompanhar as ações da cidade.

O monitoramento das políticas públicas, por sua vez, é imprescindível para a própria continuidade da política e seu aprimoramento, pois através dele é possível produzir/levantar dados e informações que irão balizar a tomada de decisões, construindo-se, assim, política pública de boa qualidade.

Um aspecto central que deve receber muita atenção nessa etapa é a construção de indicadores, sendo essencial, conforme a literatura (Jannuzzi, 2014)[3], conhecer a política ou programa em profundidade para poder construir bons indicadores. E exatamente neste ponto os relatórios sobre o PlanClima[4] ainda reconhecem falhas, apontando a necessidade de se definir indicadores adequados e criar política de produção e divulgação de dados, de observância obrigatória por servidores e órgãos, o que longe está de ser um problema, já que uma expectativa realista não é a de ausência de falhas, mas, sim, a de disposição da administração em corrigi-las.

É bom lembrar que a Câmara Municipal também tem o dever de acompanhar a execução do plano e, quando necessário, requisitar informações ao Executivo ou convocar secretários e responsáveis para esclarecimentos. Nesse contexto cabe registrar que tramita na Câmara projeto propondo a criação de uma Comissão Extraordinária de Enfrentamento da Crise Climática e Prevenção de Riscos (PR 23/25)[5], a qual pode contribuir, inclusive, para a sistematização das ações realizadas pelo parlamento, muitas vezes esparsas, tornando-as mais visíveis à população.

Outra medida comum no Legislativo é a realização de audiências públicas, ferramentas interessantes, pois além dos representantes do Poder Executivo que comparecem para trazer informações sobre o assunto em pauta, as audiências são destinadas à participação do público, que pode expor sua opinião e questionar as autoridades presentes, consistindo, portanto, em excelente oportunidade para promover o engajamento social.

Em síntese, os dois fatores de sucesso apontados neste texto estão bem retratados no Planclima, cabendo reiterar que para se atingir os objetivos do plano é imprescindível a atuação integrada e colaborativa entre as secretarias, sendo de todo desejável maior integração também entre Executivo e Legislativo, em uma perspectiva orientada para a harmonia e não apenas para a independência entre os Poderes.


[1] PlanClima SP – Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas – Prefeitura

[2] NOGUEIRA, F.R. et al. O mapeamento de risco junto com atores locais. In: SULAIMAN, S. N. et al. Caminhos Participativos para gestão integrada de riscos e desastres: um projeto de pesquisa e extensão universitária. Santo André, SP: EdUFABC, 2022. p. 77-94. Disponível em: https://editora.ufabc.edu.br/downloads/download/5-livros-em-pdf/41-caminhos-participativos-para gestao-integrada-de-riscos-e-desastres.

[3] Jannuzzi, P. de M. (2014). Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza. In: Estudos em Avaliação Educacional, v.25, n.58, maio/ago. 2014. Recuperado de: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/issue/view/287/8 .

[4] PlanClima SP – Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas – Prefeitura

[5] https://splegisconsulta.saopaulo.sp.leg.br/Pesquisa/DetailsDetalhado?COD_MTRA_LEGL=3&ANO_PCSS_CMSP=2025&COD_PCSS_CMSP=23

You Might Also Like

Devedor contumaz: necessária regulamentação e jurisprudência de STJ e STF

OpenAI na mira da imprensa

Julgamento de Bolsonaro é retomado nesta terça, com voto de Moraes

O que esperar do novo ECA Digital no Brasil?

PSA e financiamento climático: o elo para escalonar boas práticas no agro

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Sindicato rebate deputado do PT sobre dinheiro para plano de servidores do Judiciário da Bahia

30 de abril de 2025
Vídeo: veja momento em que PM salva mulher de ser morta pelo marido
Axé 40 anos: “Somos uma potência”, destaca Gilmelândia ao celebrar quatro décadas do movimento
RB Bragantino anuncia contratação de atacante do Santos 
Audi A3 Sedan 2025 ganha cara nova e itens inéditos a partir de R$ 289.990
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?