By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Plano de paz com 21 pontos anima Trump sobre fim da guerra em Gaza 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Plano de paz com 21 pontos anima Trump sobre fim da guerra em Gaza 
outros

Plano de paz com 21 pontos anima Trump sobre fim da guerra em Gaza 

Última atualização: 27 de setembro de 2025 11:26
Published 27 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Benjamin Netanyahu deve se encontrar com o presidente americano na segunda (29) para discutir plano. Hamas diz que não recebeu a proposta até o momento  Internacional, Benjamin Netanyahu, Donald Trump, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Gaza, Israel CNN Brasil

Contents
Leia MaisPetro diz que EUA não cumprem direito internacional após ter visto suspensoZelensky promete responder se Rússia ameaçar Ucrânia com blackoutAnálise: Otan conseguirá inovar para combater a ameaça russa?Acordo apresentado aos países árabes

O governo Trump propôs um plano de paz para Gaza com 21 pontos, que exige a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas dentro de 48 horas após um acordo e estabelece um roteiro para Gaza após o fim da guerra, segundo uma fonte familiarizada com a proposta.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou otimismo em relação à resolução do conflito, dizendo na sexta-feira (26) que estão “muito perto” de um acordo, poucos dias depois de seu enviado especial afirmar que um “avanço” era possível.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, prometeu na sexta-feira continuar a guerra até que o Hamas seja destruído.

O plano pode ser problemático para Netanyahu, já que reconhece aspirações por um Estado palestino — algo firmemente rejeitado por membros importantes de seu governo.

A libertação dos reféns — cerca de 20 deles ainda estariam vivos — ocorreria em troca de uma retirada gradual das tropas israelenses de Gaza, segundo a fonte.

O plano excluiria o Hamas de qualquer papel futuro na administração de Gaza, afirmou a mesma fonte. Em vez disso, prevê dois níveis de governança interina no território — um órgão internacional de supervisão e um comitê palestino.

A proposta não estabelece um cronograma para que esse órgão internacional transfira o controle de Gaza à Autoridade Palestina (AP), que exerce autogoverno nominal em partes da Cisjordânia ocupada, mas enfrenta fortes restrições impostas por Israel.

O governo israelense tem rejeitado consistentemente qualquer envolvimento da AP na administração de Gaza.

O plano não indica que os Estados Unidos apoiariam a criação de um Estado palestino, mas reconhece isso como uma aspiração dos palestinos.

A administração Trump tem sido fortemente crítica em relação às iniciativas de outros governos — incluindo Reino Unido, França e Canadá — de reconhecer um Estado palestino. O secretário de Estado, Marco Rubio, classificou essas ações como irresponsáveis. No entanto, o plano dos EUA pode, potencialmente, abrir caminho para alguma forma de autogoverno palestino.

Leia Mais

  • Petro diz que EUA não cumprem direito internacional após ter visto suspenso

    Petro diz que EUA não cumprem direito internacional após ter visto suspenso

  • Zelensky promete responder se Rússia ameaçar Ucrânia com blackout

    Zelensky promete responder se Rússia ameaçar Ucrânia com blackout

  • Análise: Otan conseguirá inovar para combater a ameaça russa?

    Análise: Otan conseguirá inovar para combater a ameaça russa?

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou sua oposição a um Estado palestino durante discurso na Assembleia Geral da ONU na sexta-feira, dizendo que “dar aos palestinos um Estado a um quilômetro de Jerusalém é como dar à Al-Qaeda um Estado a um quilômetro de Nova York após o 11 de Setembro.”

O plano dos EUA também afirma que não pode haver deslocamento forçado da população de Gaza, segundo a fonte. No início deste ano, Trump chegou a mencionar a possibilidade de os Estados Unidos assumirem o controle de Gaza, reconstruí-la e realocar toda a sua população de dois milhões de pessoas. Desde então, o governo israelense tem apoiado a ideia de esvaziar Gaza de palestinos, embora declare que não forçaria os residentes a deixar o território.

Acordo apresentado aos países árabes

Trump se reuniu com vários líderes de nações muçulmanas — incluindo Catar, Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Turquia e Paquistão — à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (23), chamando esse encontro de sua “reunião mais importante” do dia.

O plano dos EUA foi apresentado aos Estados árabes na ONU, disse o enviado especial americano Steve Witkoff na quarta-feira. “Estamos esperançosos e, posso dizer, até confiantes de que, nos próximos dias, poderemos anunciar algum tipo de avanço”, afirmou Witkoff.

A fonte familiarizada com o plano disse à CNN que o documento afirma especificamente que Israel não atacará o Catar novamente. No início deste mês, Israel realizou uma série de ataques aéreos contra líderes do Hamas em Doha, poucos dias depois de o grupo ter declarado que estava considerando uma proposta diferente dos Estados Unidos.

O presidente Donald Trump também demonstrou otimismo quanto à resolução do conflito, afirmando que um acordo está “muito próximo”.

Em uma postagem nas redes sociais na sexta-feira, Trump celebrou o que chamou de “discussões inspiradoras e produtivas” com parceiros do Oriente Médio para encerrar a guerra em Gaza.

“Negociações intensas estão ocorrendo há quatro dias e continuarão pelo tempo que for necessário para alcançar um Acordo Completado com Sucesso”, escreveu Trump.

Ele acrescentou que “todos os países da região estão envolvidos, o Hamas está muito ciente dessas discussões, e Israel foi informado em todos os níveis, incluindo o primeiro-ministro Bibi (Benjamin) Netanyahu.”

Não está claro se o Hamas já foi apresentado à proposta, que pode ter passado por revisões nos últimos dias e ainda estar sujeita a ajustes. É provável que a proposta seja transmitida pelos catarianos ao que resta da equipe de negociação do Hamas em Doha.

Um alto oficial do Hamas disse à CNN no sábado (27) que o grupo não recebeu nenhuma nova oferta de cessar-fogo em Gaza. Netanyahu deve se reunir com Trump na Casa Branca na segunda-feira (29).

Trump enfatizou que o objetivo das negociações é conseguir a libertação dos reféns e estabelecer uma “Paz permanente e duradoura.”

Não está claro como o plano será recebido em Israel, onde membros da coalizão de extrema-direita de Netanyahu ameaçam derrubar o governo caso a guerra termine antes da erradicação do Hamas. Ministros de extrema-direita pressionam por uma tomada total de Gaza, além de estender a soberania israelense sobre grande parte ou toda a Cisjordânia ocupada.

Por enquanto, a campanha militar israelense em Gaza continua sem interrupções. O exército israelense informa que 700 mil pessoas deixaram a cidade de Gaza desde que receberam ordem para evacuar no início deste mês, enquanto três divisões israelenses expandem seu controle sobre a maior área urbana do território na tentativa de eliminar os redutos do Hamas.

 

 

You Might Also Like

Polícia indicia dono de empresa suspeita de matar aves coladas em muro

Carlo Ancelotti é o técnico de seleções com o maior salário do mundo; veja ranking

Suzuki apresentará seu primeiro carro flex no Japão, mas não é para o Brasil

Aliados dizem que Eduardo Bolsonaro terá o mesmo fim de Olavo de Carvalho

‘Cachorra, negro fedorento e puta velha’: Vazam áudios com falas racistas e misóginas do presidente da Câmara

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Garro anuncia pausa para tratar lesão no joelho: “Não sei por quanto tempo” 

31 de março de 2025
RJ: Operação mira Comando Vermelho por monopólio de internet em comunidades 
Oruam surge revoltado após prisão de MC Poze e mostra pedido desesperado da mãe: ‘querem fazer isso com você’
Champions League: veja confrontos das quartas de final 
Embraer tem prejuízo de R$ 53,4 milhões e mantém previsões para 2025 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?