A nova estratégia de segurança nacional do presidente americano, Donald Trump, adota uma postura de confronto em relação à Europa Internacional, EUA, Putin, Rússia, Ucrânia, Zelensky CNN Brasil
O papa Leão XIV expressou preocupação com o recente plano de paz apresentado pelo presidente americano, Donald Trump, para a Ucrânia sugerindo que a proposta enfraqueceria a aliança entre os EUA e a Europa.
O pontífice afirmou que o plano representa “uma grande mudança no que foi, durante muitos e muitos anos, uma verdadeira aliança entre a Europa e os Estados Unidos”.
O papa não especificou a qual comentário de Trump se referia.
Mas, nos últimos dias, a nova estratégia de segurança nacional de Trump foi divulgada e adota uma postura de confronto em relação à Europa.
O documento critica os governos europeus pelo apoio à Ucrânia, culpando “autoridades europeias que nutrem expectativas irrealistas em relação à guerra” por obstruírem a paz.
Mais cedo, o pontífice se encontrou com o papa Leão XIV na residência papal de Castel Gandolfo, a cerca de 30 km a sudeste do Vaticano.
O líder ucraniano também tem um encontro marcado com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Roma, ainda nesta terça-feira (9).
As conversas entre o pontífice e Meloni acontecem em meio aos esforços de Zelensky, com o apoio de aliados europeus, para equilibrar um projeto de acordo de paz com a Rússia, apoiado pelos Estados Unidos, que é amplamente considerado favorável a Moscou.

