Ações ocorreram em comunidades da Zona Norte e resultaram na apreensão de cinco fuzis, duas pistolas e uma granada Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, apreensões, Operação policial CNN Brasil
A Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira (14), três operações simultâneas em comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, resultando na prisão de 13 suspeitos e na apreensão de cinco fuzis, duas pistolas e uma granada. As ações, que têm como foco o combate às principais facções criminosas do estado, aconteceram nas comunidades da Serrinha, em Madureira; Primavera, em Cavalcante; e Pedreira, em Costa Barros.
As operações contaram com o apoio de diversas unidades operacionais da PM, além do Comando de Operações Especiais (COE). Segundo informações da inteligência da corporação, os alvos são áreas sob forte influência do crime organizado e frequentemente utilizadas como pontos de confronto com as forças de segurança.
No Morro da Serrinha, o COE atuou com efetivos do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do BOPE. De acordo com a corporação, durante o avanço das equipes do BOPE na localidade conhecida como São José da Pedra, houve confronto armado. Um dos suspeitos foi baleado, socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, mas não resistiu. Com ele foram apreendidos uma pistola, carregadores e munições.
Na comunidade da Primavera, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) atuaram para conter deslocamentos de criminosos por áreas de mata que fazem divisa com a Serrinha. Outros quatro suspeitos foram presos nos acessos à comunidade.
Já no Complexo da Pedreira, equipes do 41° BPM (Irajá) abordaram criminosos em deslocamento pelas imediações da Avenida Pastor Martin Luther King Jr. e da Estrada de Botafogo. Durante o confronto, criminosos chegaram a sequestrar um ônibus e usá-lo como barricada. Na ação, nove suspeitos foram detidos e apreendidos cinco fuzis, uma pistola e uma granada.
O secretário de Estado de Polícia, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou que, somente neste ano, mais de 360 fuzis já foram apreendidos pela PM.
“Essas operações representam um esforço estratégico e diário da Polícia Militar para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população”. Afirmou o coronel.