Moradores relataram tiros, tumulto e vandalismo durante ação da PM na Zona Sul de São Paulo São Paulo, -agencia-cnn-, Manifestação, Paraisópolis, Protestos CNN Brasil
A Polícia Civil de São Paulo confirmou, na manhã desta sexta-feira (11), que duas pessoas morreram e três foram presas durante os confrontos registrados na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista.
Os conflitos começaram no final da tarde de quinta-feira (10) e se estenderam até o começo da madrugada de sexta, após uma operação da Polícia Militar na região. De acordo com registro da ocorrência, policiais foram acionados para uma denúncia de homens armados em um ponto de venda de drogas na região. No local, três suspeitos fugiram em direção a uma casa, e um deles foi baleado e morreu.
Após a ação da PM, os protestos começaram e a polícia reforçou a presença na região. Durante os conflitos, um sargento da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) foi baleado e socorrido ao Hospital Albert Einstein.
De acordo com apuração da CNN, um outro policial de um batalhão local também foi ferido, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dos agentes.
Ainda em meios aos conflitos, um suspeito de 29 anos foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
Caos em Paraisópolis: vídeos mostram ataques e vandalismo nas ruas
A operação resultou na apreensão de duas armas de fogo e duas bolsas contendo drogas. Três pessoas foram presas. Vídeos registrados por moradores mostram cenas de vandalismo, barricadas em chamas, ataques a viaturas e ônibus depredados em diferentes pontos da comunidade.
Na manhã desta sexta, a PM iniciou uma nova operação com foco na manutenção da ordem pública, para evitar novas manifestações ou reações à presença das forças de segurança na região.
Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que as ocorrências de morte são investigadas pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), por meio de inquérito policial.
A Polícia Militar também instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de todas as ocorrências. As imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais estão sendo analisadas, e diligências seguem em andamento para o completo esclarecimento das circunstâncias dos fatos.
Os presos foram levados ao 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi.