Insumos, seringas, anabolizantes e documentos com nomes de clientes foram apreendidos; um homem foi preso em flagrante São Paulo, -agencia-cnn-, Emagrecimento, Laboratório, Remédios, São Paulo (geral) CNN Brasil
A Polícia Civil de São Paulo fechou, nesta quarta-feira (30), um laboratório clandestino usado para fabricar ilegalmente medicamentos para emagrecimento em um condomínio comercial no bairro Jardim, em Santo André, no ABC Paulista.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a empresa suspeita importava insumos possivelmente do Paraguai para manipular os remédios sem autorização. A operação foi realizada após denúncias anônimas e conduzida por agentes do 4º Distrito Policial do município.
Durante a ação, os policiais encontraram substâncias utilizadas no tratamento de diabete, além de centenas de seringas, canetas aplicadoras de insulina, ampolas, frascos, tubos e instruções detalhadas de manipulação. Também foram apreendidos documentos com o nome de clientes.
Nas embalagens, havia identificação de uma distribuidora farmacêutica americana autorizada pela Anvisa e por outras agências reguladoras a fornecer medicamentos à base de tirzepatida – princípio ativo usado para tratar diabete e que vem sendo utilizado, de forma off-label, para emagrecimento. A suspeita, porém, é de que os produtos encontrados tenham origem paraguaia.
Os agentes ainda apreenderam três notebooks e cinco celulares que serão analisados durante as investigações. Um dos responsáveis pelo laboratório, um homem de 69 anos, foi preso em flagrante e levado ao 4º DP de Santo André, onde permanece detido pelo crime de adulteração de produtos terapêuticos e medicinais.
A Polícia Civil prossegue com as investigações para identificar os demais envolvidos no esquema e apurar o destino dos produtos manipulados.
*Sob supervisão de Felipe Andrade