Crimes no Recreio podem estar ligados a CV e TCP; Ataque simultâneo na praia da Barra de Guaratiba segue sob investigação Rio de Janeiro CNN Brasil
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de um adolescente de 16 anos, identificado como João Pedro Oliveira Silva, no posto 12 da orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.
Durante o ataque a tiros na noite desta terça-feira (9), outro menor, de 15 anos, também foi atingido e socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde permanece com quadro de saúde estável.
Testemunhas relataram que os meninos jogavam bola na areia quando homens em duas motos passaram efetuando disparos em direção ao quiosque onde estavam. Ambas as vítimas são da comunidade do Fontela, em Vargem Pequena.
Pouco depois, outro ataque ocorreu na Comunidade do Terreirão, também no Recreio. Cauã Vinicius Gomes Silva, de 22 anos, foi morto enquanto estava sentado em uma escadaria. Segundo a Polícia Militar, ele tinha passagem por furto e homicídio e há informações de que ele havia migrado recentemente da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para o Comando Vermelho (CV).
Segundo apurado pelos investigadores, os ataques no Recreio podem estar relacionados a uma disputa entre facções criminosas, envolvendo TCP e CV. Há indícios de ligação entre os casos registrados na região, configurando um efeito cascata de violência.
Na manhã desta quarta-feira (10), familiares dos adolescentes mortos realizaram uma manifestação nos acessos da Comunidade do Fontela, na Estrada Benvindo de Novais, que liga o Recreio a Vargem Pequena. A Polícia Militar acompanhou o ato, que transcorreu sem prisões ou apreensões.
Jovens baleados na praia da Barra de Guaratiba
Simultaneamente as mortes no Recreio, outro ataque atingiu três jovens na praia da Barra de Guaratiba, cerca de 13 km de distância do posto 12. A vítima foi identificada como Eduardo da Silva Alves, de 19 anos.
Durante a ação, dois jovens ficaram feridos: Carlos Januário, de 18 anos e Braian Souza, de 23 anos, foi encaminhado ao Hospital Estadual Rocha Faria com ferimentos moderados. Nenhum deles possuía antecedentes criminais, segundo a PM. A perícia foi realizada no local, e diligências estão em andamento para identificar os autores.