Segundo relatório da ONU anunciado nesta segunda-feira (28), país está oficialmente fora da listagem Política, Governo Lula, Mapa da Fome, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil
Políticos e ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram em suas redes sociais a saída do Brasil do Mapa da Fome, após anúncio da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta segunda-feira (28).
O presidente também se manifestou sobre o resultado, afirmando que o fato é uma “conquista histórica” do Brasil.
Desde o início do mandato, o petista vinha reafirmando que tirar o país da lista até 2026 era uma de suas principais promessas de campanha
“Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”, escreveu o presidente.
Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez.
O anúncio foi feito hoje (28) pela FAO/ONU. Isso significa que reduzimos a insegurança alimentar grave e a subnutrição para menos de 2,5% da… pic.twitter.com/nkOgTZTNbU
— Lula (@LulaOficial) July 28, 2025
A CNN lista a seguir as principais manifestações:
Welligton Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social
“O exemplo brasileiro pode ser adaptado em muitos países ao redor do globo. No Brasil, sair do Mapa da Fome é só o começo. Queremos justiça alimentar, soberania e bem-estar para todos”, disse o ministro em nota divulgada a imprensa.
Além da nota, Dias também comemorou em suas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Wellington Dias (@wellingtondiasoficial)
Rui Costa, ministro da Casa Civil
“Esse resultado é fruto de um governo comprometido com quem mais precisa. Todos os dias, o presidente Lula trabalha para reconstruir o país, fortalecer as políticas públicas e garantir dignidade ao nosso povo”, escreveu o ministro.
Senador Jaques Wagner
O líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), também comemorou o resultado.
O Brasil está oficialmente FORA do Mapa da Fome da ONU! 

A conquista se repete com Lula presidente: a fome grave caiu 85% em 1 ano e 24 milhões de pessoas saíram da insegurança alimentar. Com isso, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome! Parabéns ao governo @LulaOficial por…
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) July 28, 2025
Atualmente, Jaques se encontra nos Estados Unidos em uma agenda com parlamentares norte-americanos para a discussão da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Camilo Santana, ministro da Educação
Santana republicou a postagem de Lula e escreveu “Brasil soberano é Brasil sem fome!”.
Brasil soberano é Brasil sem fome! https://t.co/Eoa39gAYmJ
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 28, 2025
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
“Fico muito orgulhoso em contribuir nessa luta, trabalhando para o aumento da produção de alimentos, para a geração de renda no campo, para a soberania alimentar”, disse o ministro em um vídeo publicado.
Jorge Messias, ministro-chefe da Advogacia-Geral da União
“Nada Resiste ao Trabalho. Não é mera coincidência. Com um governo comprometido em cuidar da população, o Brasil volta a sair do Mapa da Fome. A nossa guerra sempre foi contra a Fome! Mais uma conquista do Governo do Presidente Lula”, escreveu o ministro.
Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais
Gleisi publicou em suas redes sociais a mesma comemoração que o presidente Lula: “Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez.”
Mapa da Fome
O Mapa da Fome é um indicador global da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO) que identifica países onde 2,5% da população sofre insegurança alimentar crônica.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado reflete a média dos três últimos anos (2022,2023 e 2024). No caso do Brasil, mesmo com o ano crítico de pós-pandemia em 2022, a média total ficou abaixo desta porcentagem, por isso a saída do país desta listagem.
O anúncio foi feito durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adibis Adeba, na Etiópia. Os dados constam no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, divulgado durante o evento.